PF deflagra nova fase da Lesa Pátria e busca 10 suspeitos

Oito suspeitos de financiar atos golpistas já foram presos

por Vitória Silva qui, 17/08/2023 - 09:31
Divulgação/Polícia Federal Agentes da PF na Operação Lesa Pátria Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (17), a nova fase da operação Lesa Pátria, que investiga os atos golpistas de 8 de janeiro e busca identificar e prender os financiadores da mobilização criminosa. Na nova investida, os agentes cumprem 16 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão preventiva. Segundo a PF, há mandados em Goiás, Paraíba, Paraná, Santa Catarina, Bahia e no Distrito Federal. As ações foram autorizadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. 

No começo da manhã desta quinta-feira, oito dos 10 alvos de prisão preventiva já tinham sido detidos – dois no Distrito Federal, dois em Goiás, dois em Santa Catarina, um na Paraíba e um no Paraná. Os nomes dos alvos não foram sido divulgados. De acordo com a TV Globo, um dos presos é o pastor Dirlei Paiz, natural de Blumenau, em Santa Catarina. Em uma foto antes publicada no Instagram, ele aparece em fotos ao lado de Jair Renan, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e com placas pedindo "intervenção federal". 

"Polícia Federal executando hoje mais mandados judiciais relativos às investigações sobre os atos golpistas perpetrados em 8 de janeiro. Justiça necessária para que atuem as funções repressivas e preventivas que o Direito Penal exerce", escreveu o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), em uma rede social. 

Festa da Selma 

Segundo a Polícia Federal, o grupo alvo dos mandados desta quinta é suspeito de ter fomentado o movimento violento chamado "Festa da Selma" – um codinome usado pelos golpistas para se referir aos atos terroristas. 

"O termo 'Festa da Selma' utilizado para convidar e organizar transporte para as invasões, além de compartilhar coordenadas e instruções detalhadas para a invasão aos prédios públicos", diz a PF.  

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores