8/01: Defesa preparou GLO para usar as Forças Armadas

A minuta da GLO previa a atuação das Forças Armadas de 8 a 10 de janeiro. Segundo o jornal O Globo, documento foi encontrado em um email após quebra de sigilo por parte da CPMI do 8 de janeiro

qua, 27/09/2023 - 12:17
Marcelo Camargo/Agência Brasil Invasão dos prédios dos Três Poderes dia 8 de janeiro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Defesa chegou a preparar uma minuta prevendo a adoção de uma GLO (Garantia da Lei e da Ordem), que autorizava o uso das Forças Armadas, no dia 8 de janeiro deste ano, quando aconteceu a invasão das sedes dos três Poderes, em Brasília. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.

Segundo o documento, as tropas poderiam atuar na Esplanada dos Ministérios que havia sido tomada pelos bolsonaristas que defendiam um golpe de Estado contra o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A minuta do GLO foi encontrada no e-mail do capitão de fragata da Marinha Elço Machado Neves, da Chefia de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, e está entre os documentos obtidos pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os atos do 8 de janeiro no Congresso Nacional, por meio da quebra de sigilo telemático do militar.

A minuta da GLO previa a atuação das Forças Armadas de 8 a 10 de janeiro, em uma área que seria delimitada posteriormente.

De acordo com a legislação, apenas o presidente pode autorizar uma GLO. Lula não assinou a minuta e no mesmo dia foi decretada uma intervenção federal na segurança do Distrito Federal.

Na época, Lula chegou a dizer que uma GLO resultaria em golpe. “Se eu tivesse feito GLO eu teria assumido a responsabilidade de abandonar minha responsabilidade. Aí sim estaria acontecendo o golpe que essas pessoas queriam. O Lula deixa de ser governo para que algum general assuma o governo. Quem quiser assumir o governo, dispute a eleição e ganhe. É por isso que eu não fiz GLO”, disse. 

COMENTÁRIOS dos leitores