Lula conversa com o presidente de Israel por telefone

O presidente agradeceu a Isaac Herzog pelo apoio a operação de repatriação de brasileiros e colocou seu governo à disposição para negociar o fim do conflito com o Hamas

qui, 12/10/2023 - 19:36
Ricardo Stuckert / PR O presidente Lula durante conversa com o presidente de Israel Isaac Herzog por telefone Ricardo Stuckert / PR

O presidente Lula (PT) anunciou que conversou por telefone com o presidente de Israel Isaac Herzog na noite desta quinta-feira (12). Pelas suas redes sociais, o chefe do Executivo brasileiro disse que agradeceu ao presidente do país em conflito pelo apoio a operação de repatriação de brasileiros que estão em Israel. O petista afirmou ter feito um apelo para que não falte água, luz e medicamentos nos hospitais para as vítimas do conflito.

"Conversei agora há pouco por telefone com o presidente de Israel Isaac Herzog. Agradeci o apoio para a operação de retirada dos brasileiros que desejam retornar ao nosso país. Reafirmei a condenação brasileira aos ataques terroristas e nossa solidariedade com os familiares das vítimas. Solicitei ao Presidente todas as iniciativas possíveis para que não falte água, luz e remédios em hospitais", apelou o presidente que pela primeira vez se referiu aos ataques do Hamas como terroristas.

Lula que está de licença médica se recuperando de uma cirurgia no quadril, também fez questão de se solidarizar com os familiares das vítimas dos bombardeios e colocou seu governo à disposição para negociar o fim do conflito com o Hamas. "Não é possível que os inocentes sejam vítimas da insanidade daqueles que querem a guerra. Transmiti meu apelo por um corredor humanitário para que as pessoas que queiram sair da Faixa de Gaza pelo Egito tenham segurança. E que o Brasil está à disposição para tentar encontrar um caminho para a paz", afirmou o presidente.  

Embed:

Repatriação

Seis aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) já saíram do Brasil em buscar brasileiros que desejam voltar de Israel. Duas das aeronaves já retornaram ao Brasil com repatriados. Na última terça-feira (10), a primeira aeronave chegou trazendo 211 pessoas. Nesta quinta (12), mais 214 brasileiros desembarcaram no país. De acordo com o governo federal, 2,7 mil brasileiros que estão no Oriente Médio querem voltar ao Brasil.

COMENTÁRIOS dos leitores