Twitter lança ferramenta que verifica idade dos usuários

Recurso gratuito pode ser adotado por marcas de bebidas, por exemplo, para aumentar controle sobre followers

por Carlos S Silvio sab, 14/07/2012 - 11:10
Reprodução/Internet O recurso, que por enquanto está limitado a contas americanas Reprodução/Internet

O Twitter lançou uma ferramenta para que marcas possam fazer uma verificação de idade de seus seguidores - novos e antigos. Até agora, perfis de bebidas alcoólicas, por exemplo, só exibiam um aviso de que os followers precisavam ter idade para o consumo legal e para "Beber com responsabilidade".

A rede trabalhou com a empresa de gerenciamento de mídias sociais Buddy Media para criar um sistema de verificação de idade. Nos EUA, marcas com Jack Daniels, Jim Beam, Coors Light e Miller Lite já estão usando a ferramenta. No Brasil, por enquanto, nenhuma. 

O recurso, que por enquanto está limitado a contas americanas, funciona tal como o de sites para adultos. Ao clicar no botão "Seguir" de uma marca, o usuário recebe uma mensagem pedindo confirmação de idade. 

No entanto, tal como em quase todos os sistemas do tipo, trata-se de uma questão de honestidade do internauta. A mensagem leva para um formulário dentro do Twitter que pede a data de nascimento do usuário.

Nos termos de privacidade, o Twitter diz que os dados podem ser usados com "fins de marketing". Isso significa que a rede será capaz de oferecer publicidade baseada em faixa etária, algo bastante relevante para muitos anunciantes. O recurso é gratuito para as marcas, que podem se inscrever no site age.twitter.com e solicitar a verificação no perfil.

COMENTÁRIOS dos leitores