Dispositivos móveis poderão servir como cartões de crédito

Os usuários do Galaxy S4, Xperia ZQ e o Lumia 920 poderão pagar suas compras com os seus aparelhos, depois da popularização da conectividade NFC

por Nicoly Moreira dom, 26/05/2013 - 09:01
Divulgação/ crave.cnet.co.uk/mobiles Apesar da insuficiente popularização do serviço, alguns terminais de pagamentos já estariam em fase mais avançada de implantação Divulgação/ crave.cnet.co.uk/mobiles

Em breve os usuários de smartphones com conectividade NFC, como por exemplo, o Galaxy S4, Xperia ZQ e o Lumia 920 poderão pagar suas compras com os seus aparelhos. Durante esta semana uma publicação no Diário Oficial da União regulamentou o pagamento via dispositivos móveis, além de divulgar um conjunto de regras e procedimentos para utilização do serviço.

Este método de pagamento é disponível graças à tecnologia NFC, que serão implantadas através de um chip nas máquinas de pagamento, ela permite que os dispositivos troquem dados quando estão próximos, a ideia é que eles possam substituir os cartões de crédito. Um aplicativo reconhece o pedido de transação e pede a autorização do usuário para prosseguir. Em seguida, a confirmação da compra chega via SMS. A expectativa é que o serviço demore um tempo até se instalar. Isso ocorre por que a tecnologia NFC não está popularizada o suficiente no mercado brasileiro, onde poucos modelos possuem os chips.

Apesar da insuficiente popularização do serviço, alguns terminais de pagamentos já estariam em fase mais avançada de implantação. Segundo o Visa, que já fechou um acordo para viabilizar o serviço no Brasil, o país já possui mais de 250 mil equipamentos habilitados para o pagamento via NFC, um número superior ao da Europa. 

COMENTÁRIOS dos leitores