Apoio leva robótica para fase regional da FLL

Os dez integrantes da Apoiobot desenvolveram um sistema robotizado que integra várias soluções para os problemas climáticos existentes no Estado a fim de suprir a temática deste ano: Nature’s Fury

por Carol Dias seg, 25/11/2013 - 21:47
Divulgação

A equipe de robótica do Colégio Apoio se prepara para a etapa regional da First Lego League, que será realizada, em Salvador, nos dias 29 e 30 de novembro. Os integrantes da Apoiobot desenvolveram um sistema robotizado que integra várias soluções para os problemas climáticos existentes no Estado a fim de suprir a temática deste ano: Nature’s Fury. 

“Nossa comunidade de pesquisa é o Recife, uma cidade litorânea cortada por vários rios. É chamada de Veneza brasileira e por isso, é bastante propícia a enchentes. Elas ocorrem por causa dos entupimentos das galerias, o descaso da população e do governo, a construção de propriedades nas áreas de várzeas dos rios e também um processo natural, onde o nível dos rios sobe”, explica a coordenadora do grupo Vancleide Jordão. 

O projeto, é o ‘Sistema E-Help’ e integra várias soluções criadas e adaptadas. As soluções encontradas pelos alunos são essas:

E-Help Armazena -  um reservatório de água em estabelecimentos públicos e privados. Em chuvas mais torrenciais, caso as águas invadam esses lugares, ela vai, através de dutos, para um depósito de armazenamento abaixo desses locais. Para compor o projeto ainda haverá um muro impermeável que também foi adaptado como parte de uma calçada articulada, feita com o interior de isopor para facilitar sua elevação quando o nível da água subir a ponto de provocar inundações.

Pulseira E-Help - A pulseira será equipada com controlador GPS, que será dada a cada morador em locais propícios a enchentes. 

E-Help Separa - Um processo prático de separação do lixo da água, onde uma grade fará com que o lixo não passe para dentro das bocas de lobo. Neste modelo, o detrito é retirado por caminhões após receberem um alerta do aplicativo, enviado quando o entulho fizer pressão nos sensores que ficarão nas grades de separação. 

E-Help Comunica - Um aplicativo que informará aos moradores sobre áreas com possibilidades de inundação e as ações que deverão ser tomadas. Além de alertar às centrais de monitoramento sobre locais em processo de alagamento.

 

COMENTÁRIOS dos leitores