E-book analisa comportamento precoce das crianças na web

Segundo pesquisa realizada pela AVG Technologies, 81% das crianças com menos de dois anos já têm algum tipo de perfil na internet

por Nathália Guimarães qui, 23/01/2014 - 10:50
Reprodução/AVG Para analisar o comportamento das crianças conectadas, foi necessário investigar também como os pais lidam com esta atividade Reprodução/AVG

Uma pesquisa realizada pela AVG Technologies levantou dados alarmantes sobre como as crianças constroem uma identidade na internet precocemente e como os pais têm relação direta com isto. Segundo o estudo, 81% das crianças com menos de dois anos já têm algum tipo de perfil na web e a maior parte delas sabe jogar um game no computador (58%) do que nadar (20%) ou andar de bicicleta (43%). Os dados foram divulgados nesta semana pela AVG Brasil e foram reunidos em um e-book que pretende alertar pais e responsáveis e dar dicas sobre como proteger os pequenos enquanto eles navegam.

Para analisar o comportamento das crianças conectadas, foi necessário investigar também como os pais lidam com esta atividade e, segundo o estudo, 44% dos responsáveis estão usando o Facebook para controlar seus filhos sem seu consentimento. Além disso, um quinto deles suspeita que os pequenos estejam acessando pornografia na internet e mensagens explícitas ou abusivas em seus perfis nas mídias sociais.

E, apesar da desconfiança, os pais muitas vezem são permissivos quanto ao uso da web, já que a média de idade para as crianças adquirirem presença online, por meio de seus responsáveis, é de seis meses.

Para manter uma ponte de equilíbrio entre o uso da internet por crianças e o controle dos pais, a empresa aconselha aos responsáveis limitar para os pequenos o tempo de navegação, filtrar o conteúdo que pode ser acessado e ficar de olhos nos games, já que muitos oferecem controles tênues relativos aos jogos que cada faixa etária pode acessar.

O e-book, que é disponibilizado totalmente em português, pode ser acessado gratuitamente através deste link.  

COMENTÁRIOS dos leitores