Alerta: usuários do Easy Taxi denunciam falta de segurança

Problemas vão desde cadastro irregular dos taxistas a ameaças de morte

por qui, 13/02/2014 - 19:06
LeiaJáImagens

Sucesso nas principais capitais do país, o aplicativo para os consumidores chamarem táxi pelo smartphone, o Easy Taxi vem apresentando falhas de segurança. Usuários do serviço, que já conta com mais de 100 mil taxistas, denunciam problemas que vão desde cadastro irregular a ameaças de morte.  

“Pedi um táxi pelo Easy, demorou um tempo bem maior que o informado pelo aplicativo. Cancelei a corrida, mas o motorista não gostou, e como tem acesso as nossas informações através da ferramenta, ele pegou o número do meu telefone e ficou ligando várias vezes. Chegou até a ameaçar de morte. Nunca mais usei”, relatou um usuário.

De posse dessas informações, a equipe do LeiaJá entrevistou vários usuários do aplicativo e encontrou outros problemas. Confira e fique alerta:

Táxi com modelo e placa diferentes do informado pelo aplicativo 

“Ao pedir um táxi no Easy informava que eu seria atendida por um veículo modelo Corsa, porém, chegou um Celta de duas portas e com placa diferente. Questionei o motivo e o motorista alegou que estava com um celular emprestado de um amigo que era cadastrado e que não era ligado à empresa.”, contou uma usuária da ferramenta. 

Procurados pelo LeiaJá, a direção do Easy deu a seguinte resposta: “Estamos sempre atualizando o cadastro do taxista, pode ocorrer do taxista trocar de veículo e nos informar algum tempo depois”. Sobre o uso irregular do cadastro, a resposta foi: “O taxista não pode emprestar seu login para terceiros. E, o taxista que for pego cometendo essa prática será bloqueado automaticamente do sistema”. 

Taxistas usando informações do cliente 

“Peguei um táxi através do aplicativo, no mesmo dia, o motorista me adicionou no Whatsapp”, contou outra consumidora. O Easy reconheceu que não pode fazer nada para evitar essa falha: “Esse tipo de comportamento não pode ser evitado pela equipe Easy Taxi. Porém, trabalhamos com um sistema de denúncia e, quando isso acontecer, o usuário pode entrar em contato que bloqueamos o taxista “, disse a empresa. 

Número de celular do taxista inexistente 

“Queria cancelar uma corrida, não estava conseguindo pelo aplicativo, liguei para o taxista e informava que o número era inexistente”. Mais uma vez a empresa não apresentou uma resposta que garanta a segurança dos usuários. “Os taxistas estão constantemente trocando de chip – devido às promoções de operadoras”, explicaram.

Aos usuários do aplicativo, resta observar se o veículo é cadastrado pelo município e em caso de algum problema, a empresa recomenda enviar um e-mail para contato@easytaxi.com.br. 

*Por questões de segurança, a equipe preservou o nome dos entrevistados

COMENTÁRIOS dos leitores