Morte de Robin Williams é usada como golpe no Facebook

Golpistas usam a morte de ator para espalhar malwares, aponta Symantec

por Nathália Guimarães seg, 18/08/2014 - 09:52
Reprodução Golpe virtual convida usuário a compartilhar falso vídeo sobre o ator Reprodução

A morte do ator Robin Williams está sendo utilizada como isca para que malwares sejam espalhados na internet. De acordo com a empresa de segurança Symantec, um vídeo mostrando o astro norte-americano se despedindo circula no Facebook. O material, na verdade, trata-se de um golpe virtual.

Ao clicar no link mostrado na rede social, o internauta é enviado para uma página falsa da BBC, onde o suposto vídeo está hospedado. Lá, ele é convidado a compartilhar o vídeo antes de vê-lo. Assim, ajuda a disseminar o golpe antes de ser efetivamente vítima dele.

Para convencer os usuários, a caixa de compartilhamento do link diz que o vídeo já recebeu mais de 28 milhões de comentários e foi publicado por usuários do Facebook mais de 24 milhões de vezes.

Mesmo após compartilhar o link, os usuários não ganham acesso ao suposto vídeo. Em vez disso, eles são solicitados a instalar um aplicativo em seus computadores ou responder uma pesquisa. “Golpistas operando esses sites usam programas afiliados para ganhar dinheiro pelo preenchimento de pesquisas e hospedar downloads”, afirma Satnam Narang, da Symantec.

O Facebook já foi avisado pela Symantec e está bloqueando as URLs usadas para o golpe.

COMENTÁRIOS dos leitores