Análise: Zenfone 5 é um Android com ótimo custo-benefício

Confira todos os detalhes do aparelho da Asus que chegou para bater de frente com o Moto G

por Nathália Guimarães qua, 24/12/2014 - 08:00
Paulo Uchôa/LeiaJá Imagens Smartphone traz tela de 5 polegadas Paulo Uchôa/LeiaJá Imagens

A fabricante chinesa Asus aportou no Brasil, em outubro, com a proposta de fornecer ao mercado modelos de smartphones com bom custo-benefício para abocanhar uma fatia do segmento liderada pela Motorola e seu Moto G. O primeiro produto da companhia a chegar às prateleiras de todo País foi justamente o Zenfone 5, que também é montado em território nacional.

Nesta análise, conferimos de perto os detalhes do smartphone, modelo que traz tela de 5 polegadas com tecnologia anti-impacto Gorilla Glass, processador Intel Atom Clover Trail Plus Z2560, 2 GB de RAM, câmera traseira de 8 megapixels e compatibilidade com dois chips.

Design

O desenho do aparelho a primeira vista agrada. Sua traseira de plástico possui uma curvatura que facilita o manuseio. Na parte frontal, há um detalhe em alumínio escovado logo abaixo dos botões capacitivos. Os botões laterais, de volume e energia, também trazem o mesmo acabamento, o que fornece certo charme ao smartphone.

O modelo enviado para teste foi o branco. Apesar da cor clara, o smartphone possui acabamento fosco, que evita manchas de digitais no corpo do aparelho. No entanto, como nem tudo pode ser prefeito, o Zenfone 5 apresenta uma moldura lateral grande e desnecessária, que só serve para deixar o modelo ainda maior.

No quesito design, o Zenfone 5 se sai bem, com boa ergonomia e acabamentos que trazem um diferencial ao modelo. O pecado fica por conta da borda lateral da tela, que desvirtua o conjunto até então harmonioso.

Tela

As 5 polegadas de tela do Zenfone 5 são reforçadas pela tecnologia Gorilla Glass 3. Com o recurso, o smartphone torna-se mais resistente à impactos e rachaduras.

Outro ponto positivo do quesito tela é a nitidez, com cores vívidas e bem definidas. Sob a luz do sol, o aparelho apresentou um baixo índice de reflexos, que permite aos donos do Zenfone 5 o uso do celular mesmo em sol a pino.

Durante os seis dias de uso, o modelo enviado para teste ganhou diversas marcas de digitais. No entanto, a tecnologia presente na tela do Zenfone 5 fez com que estes detalhes ficassem quase imperceptíveis durante o uso.

Desempenho

O processador dual-core Intel Atom de 1,6 GHz presente no modelo, somado aos 2 GB de memória RAM, dão conta do recado. Durante o teste, o gadget foi utilizado com diversos aplicativos e jogos abertos. E, apesar da grande quantidade de tarefas, o aparelho não perdeu o fôlego em nenhum momento.

No entanto, o desempenho do aparelho pode ser afetado pela sua baixa capacidade de memória interna. Com apenas 8 GB, o Zenfone 5 pode ser facilmente preenchido nas mãos de um usuário que goste de navegar em redes sociais, ter jogos no seu smartphone e possuir uma grande biblioteca de músicas, fotos e vídeos.

Para solucionar o problema, o smartphone da Asus possui compatibilidade para cartão SD de até 32 GB, que não é incluso na caixa do produto.

Outro ponto negativo do quesito desempenho é seu sistema operacional. O Zenfone 5 acompanha o Android 4.3 Jelly Bean, lançado em 2013. E este não é o único problema. A interface do aparelho possui diversas aplicações da fabricante para auxiliar o usuário durante suas tarefas do dia a dia.

Em um mercado onde o Android puro é ovacionado, ter diversos aplicativos pré-instalados pode ser considerado como um ponto negativo. Olhando pelo lado prático, algumas das aplicações pré-instaladas ajudam o usuário a economizar energia, criar lembretes, gerenciar seus arquivos e configurar a tela do smartphone.

Bateria

A bateria do Zenfone 5 é outro ponto positivo do smartphone. Durante os testes, o componente aguentou aproximadamente um dia de uso, com 3G, Wi-Fi, ligações e uso de aplicativos como WhatsApp, Facebook e Candy Crush.

Se comparada a autonomia de outros smartphones, o Zenfone 5 não foi feito para deixar seu usuário na mão. Para os que desejam ter controle total sobre o celular, a Asus possui um aplicativo de gerenciamento de bateria. Nele, é possível selecionar modos de economia já existentes e personalizados.

Câmera

Este é o ponto alto do Zenfone 5. Com câmera traseira de 8 megapixels e frontal de 2 megapixels, o aparelho não se limita a fornecer uma boa resolução de 3264×1836 pixels. O smartphone da Asus vai além ao trazer diversas funcionalidades que auxiliam o usuário a registrar seus momentos mesmo em condições de pouca luz ou nebulosidade.

Vale a pena?

Com certeza. O smartphone da Asus possui todas as características que deverão agradar os consumidores que procuram por um ótimo custo-benefício. Por R$ 649, é possível adquirir um dispositivo com um bom desempenho, câmera preparada para registrar boas fotos, bateria com autonomia duradoura e tela nítida.

Ficha técnica:

Processador Atom Z2560, dual-core 1.2 / 1.6GHz

Tela de 5 polegadas com Gorilla Glass 3

GPU PowerVR SGX544MP2

2 GB de memória RAM, Android 4.3 (com upgrade para o 4.4.2)

Câmera de 8 megapixels traseira e 2 megapixels dianteira.

Dimensões: 148,2 x 72,8 x 5,5-10,3 mm

8 GB de armazenamento interno

Dual chip

Peso 145 gramas.

Bateria 2050 mAh

R$ 649

COMENTÁRIOS dos leitores