Proteste acusa Apple e Samsung por propaganda enganosa

Empresas mentem sobre memória interna de seus aparelhos, afirma a entidade

por Nathália Guimarães dom, 25/10/2015 - 09:43
Reprodução Entidade pede em liminar que as companhias alterem anúncios publicitários Reprodução

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) entrou com uma ação na civil pública contra a Apple e Samsung afirmando que as empresas fazem propaganda enganosa em relação ao armazenamento interno de seus aparelhos. A entidade pede em liminar que as companhias alterem os anúncios publicitários, apresentações e ofertas de seus produtos, evitando que mais consumidores sejam prejudicados.

Dados divulgados pela Proteste afirmam que o iPad Air de 16 GB de armazenamento interno, na verdade, traz apenas 12,13 GB de memória. No caso da Samsung, a entidade diz que o Samsung Galaxy S6 Edge de 32 GB de armazenamento interno traz apenas 24,7 GB. Foram analisados 27 produtos das duas fabricantes, entre tablets e smartphones.

A Proteste quer que as empresas sejam obrigadas a pagar indenização, correspondente ao valor da quantidade de memória livre não entregue, a título de perdas e danos, calculados com base no preço do produto e no valor de cada GB de memória.  

“O próprio sistema operacional do aparelho e os aplicativos a ele incorporados ocupam espaço na memória interna, gerando menor espaço disponível do que o original instalado e que, apesar disso, é anunciado como existente para uso do consumidor”, diz a Proteste, em comunicado.

COMENTÁRIOS dos leitores