WhatsApp deixará de funcionar em aparelhos antigos

Limitações técnicas dos aparelhos não permitem atualizações do aplicativo

por Nathália Guimarães seg, 29/02/2016 - 17:42
Reprodução WhatsApp é utilizado por mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo Reprodução

WhatsApp vai acabar com com suporte para uma série de sistemas operacionais, incluindo BlackBerry 10, Nokia Symbian S60 e Windows Phone 7.1. A companhia disse que planeja concentrar seu desenvolvimento nas plataformas móveis que a grande maioria das pessoas usam.

O WhatsApp, que é usado por um bilhão de pessoas em todo o mundo, vai parar de trabalhar nesses sistemas operacionais antigos a partir de dezembro de 2016. Mas ainda vai funcionar no mais recente smartphone da BlackBerry, que roda o Android.

A maioria dos sistemas operacionais que WhatsApp está deixando para trás são obsoletos, que deixaram de ser atualizados ou instalados em novos dispositivos. São eles o Android 2.1, Android 2.2, BlackBerry OS 7, BlackBerry 10, Nokia S40, Nokia Symbian S60 e Windows Phone 7.1.

A exceção é o BlackBerry 10, que foi lançado em janeiro de 2013 e ainda está sendo desenvolvido pela empresa responsável.

"Embora esses dispositivos móveis tenham sido uma parte importante da nossa história, eles não oferecem o tipo de recursos que precisamos para expandir nossas aplicações no futuro", disse WhatsApp em um post de blog.

Segundo o WhatsApp, quando o aplicativo foi lançado, em 2009, cerca de 70% dos smartphones vendidos na época tinham sistemas operacionais oferecidos pela BlackBerry e Nokia. Hoje, as plataformas móveis oferecidas pelo Google, Apple e Microsoft representam 99,5% das vendas. 

COMENTÁRIOS dos leitores