Pesquisa: 99% dos cabos falsos para iPhone são perigosos

Instituto britânico realizou teste com 400 carregadores e apenas três não apresentaram problemas

por Nathália Guimarães sab, 03/12/2016 - 09:33
Reprodução Problema mais comum incluía falhas de isolamento térmico que podem causar choques elétricos Reprodução

A entidade de proteção ao consumidor britânica Chartered Trading Standards Institute realizou um teste com 400 carregadores falsos para dispositivos da Apple comprados online em oito países diferentes. O resultado foi assustador - 99% dos acessórios de recarga falharam nos testes de segurança.

Dos 400 carregadores falsos da Apple comprados em fornecedores online em todo o mundo, 397 falharam no teste básico de segurança, de acordo com o relatório. Problema mais comum incluía falhas de isolamento térmico que podem causar choques elétricos em seus usuários.

"Só compre produtos elétricos online de fornecedores confiáveis. Isso pode até custar algumas libras a mais, mas produtos falsificados e de segunda mão são desconhecidos e podem lhe custar a sua casa ou até mesmo a sua vida, ou de um ente querido", alertou o chefe executivo da instituição, Leon Livermore.

O instituto orienta ainda que os consumidores procurem por sinais de falsificação quando forem comprar estes acessórios, como erros grosseiros em logotipos, por exemplo. Outras medidas que os usuários podem tomar para se manterem seguros é verificar se a embalagem do produto está danificada e observar se os cabos estão com os pinos desgastados.

Recentemente, a Apple entrou com uma ação judicial contra um vendedor norte-americano que comercializava carregadores falsos na varejista de comércio eletrônico da Amazon. A companhia também alegou que quase 90% dos adaptadores vendidos no site não eram genuínos.

LeiaJá também

--> Falha grave no iOS 10.1 suga bateria dos iPhones

COMENTÁRIOS dos leitores