Novo golpe no WhatsApp promete revelar suposta traição
Armadilha promete clonar o aplicativo de outra pessoa para visualizar suas mensagens
Um novo golpe do WhatsApp detectado pela empresa de segurança Eset chega aos usuários oferecendo um recurso que promete clonar o aplicativo de outra pessoa para visualizar suas mensagens, facilitando a descoberta de uma possível traição. A armadilha chega em forma de mensagem.
Ao clicar na mensagem, o usuário tem acesso a um vídeo incompleto que explica como realizar o procedimento. Para assistir o tutorial completo, no entanto, a vítima precisa escolher entre as opções de vê-lo online ou baixá-lo.
Clicando em qualquer uma das opções disponíveis, uma animação falsa contendo uma barra de carregamento é iniciada, o que induz as pessoas a pensarem que logo o número fornecido será clonado.
No fim, quando a vítima está prestes a supostamente se tornar uma espiã, a página retorna com um erro. O golpe então sugere que o usuário cadastre seu número pessoal em um serviço que descontará um valor dos seus créditos ou será cobrado na fatura do telefone.
Em nenhum momento o WhatsApp é realmente clonado. O processo é totalmente falso. Para se proteger, os usuários devem manter um antivírus instalado no celular, além de evitar clicar em links vindos por mensagens. Nos últimos meses, muitas tentativas de golpe ocorreram desta forma.
LeiaJá também