Apple move processo de US$ 1 bilhão contra Qualcomm

Ação ocorre poucos dias depois que autoridades reguladoras do comércio americanas começaram a processar a Qualcomm por práticas anticompetitivas

por Nathália Guimarães seg, 23/01/2017 - 11:25
Reprodução Apple diz que a fabricante de chips móveis cobra taxas de licenciamento exorbitantes por sua tecnologia Reprodução

A Apple está processando a Qualcomm em US$ 1 bilhão, dizendo que a fabricante de chips móveis cobra taxas de licenciamento exorbitantes por sua tecnologia, essencial para a fabricação de smartphones. A Qualcomm disse em uma declaração que as alegações não possuem fundamentação. As informações são da rede televisiva CNBC.

A ação ocorre poucos dias depois que autoridades reguladoras do comércio americanas começaram a processar a Qualcomm por práticas anticompetitivas sobre a mesma questão. A comissão disse que a empresa estava forçando fabricantes de telefones a pagar taxas desproporcionalmente altas pelo uso de patentes necessárias para fabricar um smartphone.

A comissão argumentou que a Qualcomm estava usando sua posição no mercado como o fornecedor dominante de modems de smartphones para forçar os fabricantes a pagar taxas excessivas. Embora a empresa seja mais conhecida por seus chips, a maioria de seus lucros vem de patentes de licenciamento.

"Apesar de ser apenas uma entre mais de uma dúzia de empresas que contribuíram para os padrões básicos de telefonia celular, a Qualcomm insiste em cobrar à Apple pelo menos cinco vezes mais em pagamentos do que todos os outros licenciadores de patentes celulares combinados", disse a Apple, em nota.

LeiaJá também

--> iPhone 8 poderá ter recurso de reconhecimento facial

--> Snapdragon 835 será o cérebro dos novos telefones de 2017

COMENTÁRIOS dos leitores