Apple vence processo e pode vender iPhone 6 na China
Empresa americana era acusada de violar patentes pela fabricante Shenzhen Baili
Uma proibição que ameaçou interromper a venda dos telefones iPhone 6 e 6 Plus na China foi derrubada nesta última sexta (24), depois que um tribunal decidiu a favor da Apple em uma disputa de patentes. A empresa chinesa Shenzhen Baili solicitou a proibição no ano passado dizendo que o iPhone violou o design de seu smartphone 100C.
Inicialmente, o regulador de patentes da China concordou com a fabricante Shenzhen Baili e impôs a proibição da Apple. Mas a corte chinesa anulou a sentença e disse que a entidade não seguiu o procedimento apropriado ao aplicar a interrupção nas vendas.
O Tribunal de Propriedade Intelectual de Pequim disse que o órgão de patentes não havia dado provas suficientes para justificar que um projeto patenteado estava sendo violado.
Segundo a corte, o iPhone 6 não infringe o design e as patentes de propriedade da fabricante chinesa Shenzhen Baili, já que os consumidores podem facilmente distinguir entre os modelos 100c e o iPhone 6.
A ação é a última de uma série de contratempos que Apple enfrenta em seu maior mercado depois dos EUA. A companhia já teve outros problemas na China com a queda no crescimento das vendas de aparelhos móveis e a interrupção de alguns de seus serviços, entre eles o iTunes.
LeiaJá também
--> WikiLeaks: Apple diz que iPhones e MacBooks estão seguros