HondaJet obtém certificação para ser operado no Brasil
Jato executivo mais rápido do mundo recebeu licença em feira destinada à apresentação de soluções para o setor
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aproveitou a abertura da Latin American Business Aviation Conference & Exhibition para entregar à Honda Aircraft o certificado que aprova a utilização do jato da empresa em voos nacionais. Os órgãos equivalentes à ANAC dos EUA, Europa e Canadá já haviam expedido os certificados em seus territórios. Isso garante que o HondaJet atenda aos requisitos de segurança exigidos no Brasil.
Os testes para a certificação duraram pouco mais de um ano e as empresas nacionais podem adquirir exemplares, como o que foi exposto na feira, e operar comercialmente. Como acontece com qualquer tipo de aeronave, mesmo após a licença, a ANAC precisa fazer uma vistoria em qualquer unidade comprada por uma empresa que pretenda utilizá-lo em solo nacional.
O jato executivo tem capacidade para transportar até sete pessoas, incluindo piloto e copiloto, com autonomia suficiente para cobrir a distância entre São Paulo e Recife, por exemplo. Em termos de velocidade, o HondaJet atinge 422 knots (782 km/h), o equivalente à metade da velocidade de cruzeiro dos aviões de carreira das grandes companhias aéreas. O preço de cada exemplar é de US$ 4,5 milhões (R$ 14,4 milhões).