Anatel começa a bloquear celulares piratas em maio de 2018

Segundo a Anatel, esses celulares não seguem normas de qualidade e segurança

por Nathália Guimarães sex, 24/11/2017 - 11:17
Reprodução Medida tem por objetivo coibir o uso de telefones móveis não certificados pela Anatel Reprodução

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira (23) o cronograma de bloqueio de celulares piratas no país. A medida começará a ser aplicada a partir de 9 de maio de 2018 e afetará, numa primeira etapa, apenas os aparelhos irregulares em operação no Distrito Federal e Goiás. Nas demais regiões, o processo terá início no dia 8 de dezembro de 2018.

O projeto tem por objetivo coibir o uso de telefones móveis não certificados pela Anatel, com IMEI adulterado, clonado ou outras formas de fraude. Esses celulares não seguem normas de qualidade e segurança. A regra prevê um período em que usuários desses aparelhos comecem a ser notificados por SMS sobre a medida. 

É por isso que, segundo a Anatel, o bloqueio não afetará os terminais exclusivos para dados. De acordo com a entidade, não seria possível encaminhar as mensagens informativas aos aparelhos.

A Anatel informou que o consumidor pode fazer uma checagem do IMEI para identificar se o aparelho é irregular ou não. Para isso, é preciso verificar o número que aparece na caixa, o que consta do adesivo no próprio celular e o que aparece ao se discar no equipamento o código *#06# e realizar uma chamada. Eles devem ser iguais. Caso sejam diferentes, há uma grande chance de o dispositivo ser irregular.

LeiaJá também

--> Só para ligações, celulares baratinhos voltam às vitrines

COMENTÁRIOS dos leitores