Fusão entre AT&T e Time Warner é adiada novamente

Compra do conglomerado de mídia é vista pela Justiça dos Estados Unidos como uma tentativa de monopólio no entretenimento

por Wagner Silva ter, 28/11/2017 - 16:41

A fusão entre uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo e um dos maiores conglomerados de mídia previsto para este fim de ano não vai acontecer. A AT&T anunciou que não poderá assumir a Time Warner, detentora de redes como Warner Bros., HBO e diversos canais de TV dos EUA, por conta de mais uma ação judicial que considerou irregular a operação que envolveu mais de US$ 85 bilhões (cerca de R$ 272 bilhões).

Segundo a Justiça americana, a posse das ações majoritárias da rede NBC, adquirida pela AT&T em 2011, a torna inapta para a transação com o grupo Time Warner. A empresa tinha conseguido derrubar outra ação semelhante na semana passada e, de acordo com o site americano Engadget, teria que vender a Turner Broadcasting (que detém os direitos sobre canais como CNN, TNT, Cartoon Netwoork e canais oficiais da NBA e Major League Baseball) ou serviço de comunicações DirecTV para concretizar a fusão.

O presidente Donald Trump tuitou diversas mensagens no começo da semana passada dizendo que a compra seria alvo da lei antitruste dos EUA e que não seria finalizada. Crítico reconhecido do canal jornalístico CNN, o presidente disse no microblog que permitir a fusão das duas empresas seria “colocar muito poder nas mãos de poucas pessoas”.

COMENTÁRIOS dos leitores