França proíbe WhatsApp de compartilhar dados com Facebook

Dados, segundo o órgão francês, são usados para oferecer publicidade direcionada sem o consentimento dos usuários

por Nathália Guimarães qui, 21/12/2017 - 09:36
Reprodução O Facebook comprou o WhatsApp em 2014 Reprodução

O WhatsApp recebeu ordens para suspender o compartilhamento de dados de seus usuários com a sua empresa-mãe Facebook, caso contrário, terá que enfrentar sanções. A Comissão Nacional de Informática e Liberdade (CNIL), órgão regulatório independente que luta pela proteção da privacidade na França, disse que o WhatsApp não possui base jurídica para praticar tal atividade.

Os dados, segundo o órgão francês, são usados para oferecer publicidade direcionada sem o consentimento dos usuários. O aplicativo de mensagens deve cessar o compartilhamento no prazo de um mês.

A CNIL disse que considera que a transferência de alguns dados para fins de segurança é legal, mas que os usuários não podem nem mesmo desativar o compartilhamento de informações que não são essenciais com o Facebook, como seus números de telefone pessoal.

"A única maneira de recusar a transferência de dados é desinstalar o aplicativo", disse a CNIL, em um comunicado. O Facebook comprou o WhatsApp em 2014, afirmando que começaria a compartilhar dados do aplicativo de mensagens no ecossistema da maior rede social do mundo em 2016.

A CNIL disse que repetidamente pediu ao WhatsApp que forneça uma amostra de dados de usuários franceses transferidos para o Facebook, mas a empresa explicou que não poderia divulgar as informações, pois está localizada nos EUA e considera que está sujeita apenas à legislação de seu país de origem.

LeiaJá também

--> WhatsApp é app mais protegido com senha extra no Brasil

COMENTÁRIOS dos leitores