Facebook faz mudança no feed e prioriza posts de amigos
A partir de agora, reportagens e vídeos virais terão menos espaço na linha do tempo dos usuários
O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou nesta quinta-feira (11) uma grande revisão no algoritmo do feed de notícias que alimenta a rede social. Segundo a empresa, a plataforma passará a priorizar interações sociais de amigos e parentes, enquanto que reportagens e vídeos virais terão menos espaço na linha do tempo. A mudança vai acontecer nas próximas semanas e vai impactar todos os 2 bilhões de usuários.
A ideia, de acordo com o executivo, é reduzir o que ele chama de conteúdo passivo, então os usuários em breve terão mais chances de ver uma publicação de um amigo do que um vídeo viral. "Queremos garantir que nossos produtos não são apenas divertidos, mas também bons para as pessoas", disse Mark Zuckerberg, em comunicado.
As mudanças foram anunciadas pouco tempo depois que alguns ex-funcionários do Facebook começaram a falar sobre a natureza viciante das redes sociais e o seu impacto sobre a sociedade. Em dezembro, o Facebook reconheceu pela primeira vez que o consumo passivo de mídias sociais pode prejudicar a saúde mental dos usuários.
Zuckerberg escreveu que as mudanças podem fazer com que as pessoas passem menos tempo no Facebook, mas, segundo ele, este é um prejuízo que a empresa está disposta a aceitar. "Se fizermos o que é certo, acredito que também será bom para a nossa comunidade e nossos negócios a longo prazo", escreveu.
LeiaJá também
--> Google anuncia punições contra youtuber que filmou suicida