MP investiga uso ilegal de dados pelo Facebook no Brasil

Rede social causou escândalo após confessar que dados de 50 milhões de seus usuários foram usados indevidamente

por Nathália Guimarães qui, 22/03/2018 - 12:52
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Página inicial do Facebook Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Diante do vazamento de informações de mais de 50 milhões de usuários do Facebook pela empresa inglesa Cambridge Analytica para propaganda política nos EUA, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) instaurou inquérito civil público para apurar se a empresa age de forma semelhante no Brasil.

O MPDFT investiga se a Cambridge Analytica usa, de forma ilegal, dados pessoais de milhões de brasileiros para construção de perfis psicográficos, que podem ser usados para predizer crenças políticas e religiosas, orientação sexual, cor da pele e comportamento político.

Segundo o documento, a Cambridge Analytica opera no Brasil desde 2017, em parceria com a empresa de consultoria CA-Ponte. Ao final do inquérito, se comprovado incidente de segurança, o MPDFT pode sugerir pronta comunicação aos titulares, ampla divulgação do fato em meios de comunicação e medidas para reverter ou mitigar os efeitos do incidente.

Em 2014, usuários do Facebook fizeram um teste de personalidade, por meio de um aplicativo, e concordaram em ter seus dados coletados para uso acadêmico. No entanto, esse aplicativo coletou também, informações de todos os amigos dessas pessoas no Facebook. A Cambridge Analytica teria, sem autorização, comprado esse conteúdo e usado para catalogar o perfil de americanos durante a eleição dos EUA.

LeiaJá também

--> Criador do WhatsApp diz que todos devem deletar o Facebook

COMENTÁRIOS dos leitores