Facebook e Instagram vão banir usuários menores de 13 anos

Empresa informou que terá uma equipe criada especialmente para identificar e excluir perfis criados e usados por usuários que tenham essa faixa etária

por Nathália Guimarães qua, 25/07/2018 - 11:22
JOSH EDELSON/AFP Facebook diz que vai suspender contas de quem tem menos de 13 anos de idade JOSH EDELSON/AFP

O Facebook e sua empresa subsidiária Instagram estão planejando começar a aplicar sua política contra perfis gerenciados por pessoas menores de 13 anos de forma mais pró-ativa, disse a gigante da mídia social ao TechCrunch. A empresa informou que terá uma equipe criada especialmente para identificar e excluir perfis criados e usados por usuários que tenham essa faixa etária.

Desde seu lançamento público em 2006, o Facebook exigiu que seus usuários tivessem pelo menos 13 anos para se inscreverem na rede social, mas a companhia nunca solicitou nenhuma documentação como prova durante o registro e só investigou os perfis que foram especificamente denunciados por quebrar essa regra.

No início desta semana, porém, a empresa optou por uma nova mudança de política que permitirá que seus revisores bloqueiem proativamente as contas suspeitas de serem operadas por usuários com menos de 13 anos por qualquer motivo.

Qualquer pessoa que tenha sua conta bloqueada como parte da nova política só poderá recuperar o acesso a ela fornecendo ao Facebook uma documentação de comprovação de idade válida, com o mesmo se aplicando também aos usuários do Instagram.

A mudança pode ter um pequeno impacto nos números de usuários do Facebook. A regra em si foi originalmente implementada de modo a manter o Facebook em conformidade com a legislação americana de proteção à privacidade online para crianças, contra a qual a empresa anteriormente fez lobby.

COMENTÁRIOS dos leitores