Backup do WhatsApp no Google Drive pode ser uma má ideia

WhatsApp está notificando usuários de que a criptografia ponta-a-ponta não estará disponível para quem escolher guardar mensagens no serviço do Google

por Nathália Guimarães ter, 28/08/2018 - 10:36
Wikimedia Commons Wikimedia Commons

O Facebook e o Google anunciaram uma parceria recentemente para oferecer aos usuários backups gratuitos das conversas do WhatsApp no Google Drive. A notícia pode chegar em boa hora para aquelas pessoas que sempre estão sem espaço na memória do celular, mas também levanta preocupações sobre privacidade e segurança.

Antes de ficar muito animado com a notícia, você deve saber que os backups do Google Drive não serão protegidos pela mesma criptografia presente nos bate-papos do WhatsApp. De acordo com o jornal The Economic Times, o WhatsApp atualizou uma página de suporte para deixar a informação bem clara.

"As mídias e as mensagens que você faz backup não são protegidas pela criptografia de ponta-a-ponta do WhatsApp no ​​Google Drive", diz o aplicativo, em seu site. A organização sem fins lucrativos Electronic Frontier Foundation (EFF) recomendou que os usuários nunca façam o backup de seus chats em serviços de nuvem.

"Recomendamos que os usuários nunca façam backup de suas mensagens na nuvem, pois isso entregaria cópias não criptografadas de seu log de mensagens ao provedor da nuvem", informou a entidade. Isso significa que o Google tem a capacidade de acessar os dados, explicou o blog de tecnologia BGR.

A questão levanta suspeitas de que hackers poderiam acessar os dados não criptografados, expondo informações pessoais contidas em conversas de texto, se tivessem acesso à conta do Google Drive dos usuários.

Aqueles que valorizam a privacidade e a segurança devem considerar outros meios de backup, como salvar o conteúdo do WhatsApp localmente em um computador ou num disco rígido criptografado. Somente usuários do WhatsApp no ​​Android podem aproveitar a parceria com o Google Drive.

LeiaJá também

--> TRF julgará em breve multa de R$ 2 bilhões contra WhatsApp

COMENTÁRIOS dos leitores