Usuários da OLX são vítimas de novo golpe

Polícia Civil alerta sobre aumento de registros de estelionato

por Katarina Bandeira ter, 02/04/2019 - 12:52
Freepik Foram registrados cinco casos envolvendo a plataforma de compras Freepik

Quem utiliza a plataforma de vendas OLX deve redobrar a atenção ao clicar nos anúncios. A Polícia Civil de Alagoas identificou um aumento de denúncias de estelionato referentes a compra e venda de veículos dentro da plataforma. No novo golpe um intermediário se envolve na compra e venda de um veículo que existe, enganando tanto o proprietário quanto o interessado no automóvel.

De acordo com a corporação a operação seria feita a partir de um anúncio já existente, que seria clonado e divulgado com um valor inferior, além de outros dados para contato. Dessa forma, o interessado passa a se comunicar com o estelionatário que age como um intermediário da compra, convencendo ambos (vendedor e comprador) a não conversar sobre valores na hora da visita ao veículo.

Toda a operação é feita via WhatsApp e o falso intermediário desaparece assim que consegue o depósito do valor. Apesar dos números de telefones utilizados serem de Alagoas, as contas utilizadas estão em nome de laranjas, normalmente do Mato Grosso do Sul, o que dificulta as investigações. Nos últimos 30 dias, já foram registrados cinco casos envolvendo a OLX, todos ocorridos em Maceió.

COMENTÁRIOS dos leitores