Conheça dez jogos que fizeram história nos anos 1980

Especial dividido em cinco partes traz listas com games que marcaram gerações

por Katarina Bandeira qua, 17/04/2019 - 15:25
Nintendo/Divulgação Super Mario Bros. foi um dos games mais vendidos de toda a história Nintendo/Divulgação

Se você chegou à casa dos 30 (anos) é muito provável que já tenha desfrutado de alguns clássicos dos videogames. Na década de 1980, diversos jogos ocupavam o imaginário de jovens e adultos, como Super Mario Bros, Pac-Man e Metal Gear. Com seus gráficos inovadores, campanhas bem formuladas e personagens que viriam a ser precursores de grandes franquias, os games conquistaram um espaço no coração e na prateleira de pessoas de todas as idades.

Para relembrar alguns dos títulos que fizeram história nos consoles e ligar um alerta para aqueles que estão por vir, começa nesta quarta-feira (17), a série em cinco partes: Old but Gold. A expressão, em inglês, significa algo que é antigo, mas que continua muito bom, assim como os games que aparecem listados abaixo. Relembre seus favoritos, clássicos que revolucionaram a indústria e até títulos que deixaram sua marca em apenas uma edição.

Começar qualquer lista de jogos clássicos e não falar de Pac-Man é algo difícil de conseguir. O game, que nasceu em 1980, foi um dos primeiros a virar febre em todo o mundo. Com gráficos simples e uma mecânica fácil de entender, o jogo consistia em uma cabeça amarela redonda, com uma boca que abria e fechava, percorrendo um labirinto repleto de pastilhas e sendo perseguida por quatro fantasmas. Para progredir o jogador tinha que comer todas as pastilhas sem ser pego pelos fantasmas, com a dificuldade aumentando progressivamente.

Primeiro jogo da série Donkey Kong, era um minigame que foi feito originalmente para Arcade, em 1981. Além de apresentar o macacão mais querido da Nintendo, e dar início aos jogos em estilo plataforma, o jogo também trouxe uma surpresa.  Na história, o macaco sequestra uma mulher chamada Pauline e cabe ao jogador controlar o boneco que irá resgatá-la chamado de "Jumpman". Acontece que o Jumpman era, nada mais, nada menos, do que a primeira versão do que viria a ser o Mario, da franquia de jogos de maior sucesso no mundo: Super Mario Bros.

O encanador mais popular dos jogos de videogame teve sua primeira franquia iniciada com esse título. Criado por Shigeru Miyamoto e lançado pela Nintendo, em 1985, para o console NES, foi um dos mais vendidos de toda a história dos videogames, com mais de 40 milhões de cópias em todo o mundo. No enredo, o jogador precisa percorrer o Reino do Cogumelo, lutar contra o chefão Bowser e salvar a Princesa sequestrada. O game conta com oito mundos, com quatro fases cada um.

 

Primeiro jogo da série Contra, originalmente feito para Arcade, em 1987. O game se tornou bastante popular na época porque trazia a possibilidade de ser jogado em dupla, formato atípico para os consoles dos anos de 1980. Na versão multiplayer os jogadores controlavam os soldados Bill Rizer ou Lance Bean e saiam enfrentando homens,máquinas e alienígenas, em oito estágios.

Diferente da maioria dos jogos nessa lista, Tetris não foi feito por uma empresa asiática, mas por engenheiros da extinta União Soviética, em junho de 1984. O jogo consiste em empilhar tetraminós, peças formadas por quatro quadrados idênticos, que descem pela tela para tentar formar linhas horizontais. Quando uma linha é formada, ela se desintegra, fazendo com que as camadas superiores desçam e o jogador ganha pontos. Se a pilha chegar ao topo da tela, o game é encerrado.

Além disso, Tetris foi o primeiro game a ser jogado no espaço. O jogo soviético também ganhou uma versão para o Game Boy, da Nintendo, em 1989, o que o transformou no jogo de maior sucesso da história da máquina.

Bomberman é uma franquia clássica, iniciada no começo dos anos de 1980, e que apresenta jogos até os dias de hoje. O game, que começou no Arcade, em 1983, e já foi disponibilizado para uma infinidade de consoles, consiste em um personagem destruindo obstáculos e inimigos com uma bomba, ao caminhar dentro de um mapa. Simples assim.

A maioria dos jogos da série apresenta o modo Multiplayer, onde é possível jogar contra outros jogadores. O vencedor é quem permanecer no mapa até o final antes do jogo atingir o tempo limite (dois minutos).

A Square estava à beira da falência quando resolveu investir em Final Fantasy como sua cartada final. Porém, o que era pra ser o último jogo da empresa, em 1987, acabou se transformando em uma das maiores franquias de games de todos os tempos, no modo RPG.

O enredo acompanha quatro jovens chamados de Guerreiros da Luz, que carregam, cada um, uma das quatro orbes elementais de seu mundo. Essas orbes foram escurecidas por quatro demônios, que os personagens partem para derrotar, restaurar sua luz e salvar  o mundo.

Todo mundo que joga videogame, em algum momento da vida, ouviu falar de Metal Gear. O game de espionagem, criado por Hideo Kojima para a Konami, em 1987, foi o primeiro da saga que dura até os dias atuais. Nele, o jogador deve controlar o personagem Solid Snake evitando contato e confronto direto com as sentinelas que patrulham as áreas. Se for visto, o game entrará no "Modo de Alerta" até que a situação volte ao status "Normal".

Um sucesso do arcade, Dig Dug é  um jogo simples, em que o personagem homônimo a série, parte cavando túneis para eliminar monstros que habitam o subterrâneo. Para derrotá-los o personagem infla os inimigos com uma bomba de ar até que eles explodam, ou joga pedras sobre eles. O game de 1982 fez tanto sucesso entre a geração do fliperama que foi homenageado na segunda temporada do seriado da Netflix, Stranger Things,  que tem um de seus episódios baseados no jogo.

Um dos jogos de corrida mais influentes da sua geração, Pole Position foi inicialmente lançado para arcade e, logo depois, para Atari. O game simulava uma corrida de Fórmula 1 e o objetivo era se manter na pista para conquistar o primeiro lugar. Apesar de ter sido lançado quase na mesma época que Enduro, o jogo tinha muito mais detalhes, sendo considerado bem feito, para as limitações do ano em que foi lançado (1982).

COMENTÁRIOS dos leitores