Coronavírus: PCR cria plataforma de voluntariado online

Prefeitura do Recife sugere mais de 30 atividades para quem quiser ajudar outra pessoa sem sair de casa

por Katarina Bandeira seg, 11/05/2020 - 12:33
Freepik Proposta é que voluntários consigam se conectar com quem precisa de ajuda Freepik

A Prefeitura do Recife divulgou nesta segunda-feira (11), a criação de uma nova plataforma para que pessoas possam ensinar, voluntariamente, atividades diferentes para outros usuários em isolamento social. Chamada de Voluntários Online, o site sugere que, quem estiver com disponibilidade possa colaborar com dicas de como cortar o cabelo, apoio no reforço escolar, orientações de reparos caseiros, entre outras coisas.

Estão cadastradas mais de 30 atividades para quem quiser ajudar outra pessoa sem sair de casa. Para se cadastrar, basta selecionar se quer ajudar ou se precisa de ajuda para algo, escolher a atividade e informar nome, CPF e um contato de celular. O sistema cria cartões para cada pedido ou oferta de ajuda. Dessa forma outra pessoa também cadastrada no site pode escolher um destes cartões e a conexão se estabelece, criando uma espécie de "match" solidário.

É possível aprovar ou não as pessoas com quem se conecta, seja voluntário ou beneficiário. O site cria a conexão, mas a atividade deve ser combinada e realizada entre os usuários através de um algum serviço externo, como aplicativos que possuem ferramentas de chamada de vídeo, excluindo o contato físico. Tudo isso para que não seja preciso quebrar o isolamento. O projeto Voluntários Online é uma parceria da Prefeitura do Recife, através da Emprel, com a empresa recifense Bemind.

COMENTÁRIOS dos leitores