CEO cria chip que transmitirá música direto para o cérebro

Elon Musk tem investido na tecnologia, que também deve auxiliar no tratamento de doenças

por Junior Coneglian qua, 22/07/2020 - 16:32
Wikimedia O empresário e CEO da Tesla, Elon Musk Wikimedia

O magnata da tecnologia Elon Musk, CEO da Tesla, tem investido em uma espécie de inteligência artificial que pode mudar a maneira de consumir música. A tecnologia batizada de Neuralink propõe implantar um chip que levará as canções diretamente para o cérebro da pessoa, dispensando os fones de ouvido. 

O recurso também deve impulsionar o tratamento de doenças mentais, como depressão e vícios, e, teoricamente, permitir que pessoas com paralisia controlem dispositivos. O chip, que é ligado por fios mais finos do que o cabelo humano, foi anunciado por Musk via Twitter.

O anúncio dividiu a opinião dos internautas. Enquanto alguns especulam que o Neuralink poderia permitir que o ser humano "destrave todo o potencial do cérebro" e já falam até em "criar máquinas do tempo e de teletransporte", outros enxergam os perigos que a tecnologia pode acarretar.

O principal ponto levantado diz respeito à segurança do dispositivo, já que, até o momento, não há qualquer menção sobre protocolos de segurança que impediriam ataques de hackers ou uma manipulação indevida do chip. Questões como o envio de mensagens secretas entraram no debate, questionando se a pessoa que usar o chip terá total controle de seus comportamentos.

 

COMENTÁRIOS dos leitores