Facebook anuncia gerenciador de direitos autorais

Ferramenta ajudará criadores a controlar como e onde seu conteúdo é compartilhado nas redes sociais, incluindo no Instagram

por Katarina Bandeira ter, 22/09/2020 - 12:04
Freepik Criadores de conteúdo serão notificados caso imagens sejam publicadas por páginas sem concentimento Freepik

É bem provável que você tenha se deparado, mais de uma vez, com conteúdo repetido no Facebook ou Instagram, principalmente, se ele for de humor. De acordo com a empresa de Mark Zuckerberg os dias de compartilhamento indiscriminado de imagens sem consentimento de seus idealizadores está contado. A companhia divulgou, em comunicado, a criação de um gerenciador de direitos autorais que ajudará empresas e criadores a controlar como e onde seu conteúdo é compartilhado nas redes sociais 

O Rights Manager for Images foi anunciado na última segunda-feira (22) e usa tecnologia de correspondência de imagens para ajudar a encontrar quando um conteúdo é reproduzido sem permissão da pessoa que o fez. Para que a ferramenta funcione, os administradores de páginas devem enviar um arquivo CSV contando detalhes das imagens que desejam proteger, tal qual a data de publicação. 

Feito isso, a ferramenta estará pronta para encontrar a obra correspondente no Facebook e no Instagram. Se a rede identificar a utilização do conteúdo em outras páginas o criador da imagem será notificado, mesmo que contenha leves edições. As configurações podem ser ajustadas para serem aplicadas em todo o mundo ou apenas em determinados locais e, se quiser, o dono da obra poderá pedir a remoção dos links reproduzidos sem permissão. 

A companhia também cita que, caso mais de uma pessoa declare a autoria de um determinado conteúdo, será feito um processo de contestação que pode levar a própria rede social julgar de quem é aquela propriedade intelectual.

COMENTÁRIOS dos leitores