WhatsApp fará segurança de backup por meio de senha

Novo recurso trará mais camadas de proteção para conversas salvas na nuvem

por Rafael Sales ter, 09/03/2021 - 17:43
Christoph Scholz / Flickr Christoph Scholz / Flickr

O WABetaInfo, site especializado em atualizações do WhatsApp, anunciou que o aplicativo de mensagens está trabalhando mais ferramentas que possam auxiliar na segurança do backup das conversas na nuvem, como criptografia e uma senha de no mínimo oito dígitos. O novo recurso de proteção será adicionado para o Android e para smartphones com sistema IOS.

Assim que o backup for acionado, para salvar as mensagens e arquivos trocados, como foto, vídeo e áudios, o aplicativo vai solicitar a senha que o usuário criou. Na contramão do que alguns aplicativos fazem, a senha não ficará salva e será solicitada sempre que o sistema for fazer o backup.

Até o momento, o sistema para salvar conversas do WhatsApp realiza a operação com apenas um recurso de proteção, uma criptografia que não inclui os arquivos multimídia. Nos smartphones com Android, é possível coletar os arquivos no serviço oferecido pelo Google Drive, e os usuários que tiverem dispositivos da Apple podem usar o serviço exclusivo do ICloud.

O backup das conversas é útil para os usuários que preferem salvar as mensagens para uso próprio, seja para recordação ou para motivos de trabalho. Segundo as leis do aplicativo, todas as conversas que os usuários trocam, depois de ser feito o backup, passam a ser de responsabilidade do provedor do serviço de nuvem, que já os deixa passível ao acesso de autoridades policiais.

COMENTÁRIOS dos leitores