Facebook completa 18 anos

Plataforma redefiniu a forma de utilizar a internet

sex, 04/02/2022 - 21:48
Instagram/@_zuck Instagram/@_zuck

Nesta sexta-feira (4), uma das maiores redes sociais e marcas comerciais do mundo completa 18 anos. Sem dúvidas, o Facebook mudou a forma de utilizar e ver a sociedade digital. O primeiro site foi oficialmente lançado em 4 de fevereiro de 2004 e era chamado de "TheFacebook". A princípio, a plataforma só rodava no campus de Harvard, onde seus criadores estudaram. Todo o código para a criação da plataforma foi feito por Mark Zuckerberg, em seu dormitório da faculdade.

Em 2005, a plataforma começou a se expandir. O site abriu cadastrado para estudantes do ensino médio e retirou o "The" do nome oficial. No final do ano, a plataforma começou a receber postagem de fotos e a possibilidade de marcar os amigos nas imagens.

"O conceito base do “Metaverso” já havia sido explorado por uma ferramenta chamada “Second Life”, em 2003. Uma excelente ideia que sofreu pela falta de familiaridade das pessoas com o universo digital, a indisponibilidade de equipamentos capazes de permitir uma boa experiência na plataforma, o alto custo do tráfego de dados e as deficiências de infraestrutura. Essa primeira experiência, junto à gamificação, realidade virtual e realidade aumentada, trouxeram, paulatinamente, o cenário ideal para o desenvolvimento do “Metaverso” nesse momento. Algo importante que o Zuckerberg fez foi aproximar o conceito dos usuários e se apropriar do termo", avalia Martins. 

"Foi como um marco que apresentou a todos uma nova perspectiva de relacionamento, experiências, aprendizado e comércio de bens e serviços. O mercado já vem criando ferramentas de interatividade em ambiente virtual. Este é um caminho sem volta. O que a Meta fez foi reunir essas ações em um conceito e colocar a empresa no centro dessa revolução. Sinalizou que estão investindo tempo, esforço, dinheiro, pesquisa e capital humano para oferecer a melhor experiência ao usuário e ser o intermediador deste processo para empresas", completa.

COMENTÁRIOS dos leitores