Meta anuncia Cicero, IA que joga e negocia com jogadores

O sistema pode negociar com os outros jogadores ao utilizar o raciocínio estratégico e linguagem natural

por Camily Maciel ter, 22/11/2022 - 17:06
 Reprodução / YouTube - META AI Reprodução / YouTube - META AI

A Meta anunciou nesta terça-feira (22), Cicero, uma inteligência artificial (IA) que consegue jogar o jogo de tabuleiro Diplomacia (Diplomacy, no original). O sistema pode negociar com os outros jogadores ao utilizar o raciocínio estratégico e linguagem natural. De acordo com a empresa dona do Facebook, WhatsApp e Instagram, Cicero pode ser considerado uma evolução do Deep Blue.  

Cicero foi testado em locais como o web Diplomacy.net, uma versão online do jogo. A IA conseguiu mais do que o dobro da pontuação média de seus oponentes humanos e ficou em segundo lugar entre os 19 participantes que jogaram ao mesmo de cinco jogos em uma liga online. Ao utilizar outras plataformas, Cicero foi construído para reconhecer blefes de outros jogadores, entender as emoções, construir relações, tentar prever jogadas, propor soluções e mais. Apesar de o único uso de Cicero ser jogar Diplomacia, a Meta defendeu que a inovação pode evoluir e aprender a colaborar com pessoas fora do jogo de tabuleiro no futuro.

“Como alternativa, imagine um videogame no qual os personagens não jogáveis (NPCs) podem planejar e conversar como as pessoas – entendendo suas motivações e adaptando a conversa de acordo – para ajudá-lo em sua missão de invadir o castelo”, sugeriu a gigante empresa, Meta. Para avançar a ferramenta, a Meta também anunciou que Cicero está com código aberto, o que permite a pesquisadores e desenvolvedores do mundo todo contribuírem com a solução. Com a decisão, a Meta disse esperar que o trabalho seja desenvolvido de maneira responsável pela comunidade.  

O Deep Blue foi um supercomputador que venceu o campeão mundial de xadrez Garry Kasparavov e do AlphaGo, que venceu vários jogadores de Go, incluindo o sul-coreano Lee Sedol. A promessa é de que a tecnologia consiga atingir desempenho humano em Diplomacia, o que é considerado pela Meta uma evolução.

“Um desafio quase impossível para a IA porque exige que os jogadores entendam as motivações e perspectivas das outras pessoas, façam planos complexos, ajustem estratégias e usem a linguagem para convencer as pessoas a formar alianças”, explica um trecho do comunicado da companhia. 

COMENTÁRIOS dos leitores