Secretaria de Educação apresenta dados do IDEPE

Estudo serviu para comparar os resultados do estado com os números qualitativos do Ideb

por Nathan Santos seg, 09/07/2012 - 17:33
Ademar Filho/SE Para Anderson Gomes, Pernambuco está no caminho certo da educação Ademar Filho/SE

A Secretaria de Educação de Pernambuco (SE), através do secretário Anderson Gomes, divulgou nesta segunda-feira (9) os dados das projeções do Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE) para o ano de referência de 2011, sobre a educação no estado. O IDEPE serviu para comparar os números com os dados qualitativos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação (MEC), que avalia a qualidade educacional em todos os níveis de escolaridade, desde os iniciais até o ensino médio. 



De acordo com informações da SE, nos anos iniciais do ensino fundamental, o índice subiu de 4 para 4,4, e nos anos finais, saiu de 3,4 para 3,5. Sobre o ensino médio, o número subiu de 3 para 3,3. Segundo a secretaria, as médias aguardadas pelo MEC, por meio do Ideb, são de 3,9; 2,8; e 3, respectivamente.



Conforme informações da assessoria de comunicação da SE, na avaliação de Anderson Gomes, o resultado aponta que o estado está no percurso correto para chegar em um bom nível educacional. “Os indicadores mostram que estamos no caminho certo com crescimento em todas as modalidades. Com a política pública instituída pelo governador Eduardo Campos, a intenção é que os alunos saiam da escola cada vez mais preparados para fazer uma faculdade ou ingressar no mercado de trabalho”, opina o secretário, segundo a assessoria.



Outro resultado destacado por Gomes foi o das Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM) em tempo integral. De acordo com a SE, o número subiu de 4,6 para 4,72, e o resultado geral das escolas de referência, unificando as integrais e as semi integrais, subiu de 4,15 para 4,4. 



Participações



Segundo dados da secretaria, do total de 103 de escolas que foram avaliadas, 20 unidades alcançaram índice superior a 5, que é um resultado superior ao esperado pelo MEC em 2021, que é de 4,5. O maior índice é o da Escola de Referência em Ensino Médio Arnaldo Assunção, localizada no Agreste pernambucano, em Caruaru.



Ainda de acordo com o órgão público, mais de 127 mil estudantes foram avaliados, oriundos de 928 escolas estaduais.

COMENTÁRIOS dos leitores