Encontro debaterá educação empreendedora em Brasília

Objetivo do evento é discutir os novos rumos da educação empreendedora nas escolas do Brasil

por Nathan Santos seg, 20/05/2013 - 14:56

Brasília receberá, do dia 27 a 29 deste mês, o “Encontro Nacional da Educação Empreendedora”, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A ideia do evento é debater os novos rumos da educação empreendedora nas escolas do Brasil, reunindo educadores, especialistas internacionais e reitores de universidades.

De acordo com o Sebrae, ao estudarem a disciplina, os estudantes têm a oportunidade de se prepararem para o mercado de trabalho, tanto por meio da uma carreira a ser seguida numa empresa, quanto pela abertura do próprio negócio. Além disso, o aluno passa a raciocinar e a buscar aprender de forma sólida conceitos, conhecimentos e técnicas que o ajudam a resolver problemas do cotidiano do universo empresarial.

O ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, é um dos participantes do primeiro dia do encontro. Segundo a Agência Câmara de Notícias, a programação será dedicada à questão do desenvolvimento das características do comportamento empreendedor nas pessoas. Uma das atividades do evento é o seminário Empretec, metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) aplicada no Brasil há 20 anos pelo Sebrae. No total, 34 países promovem essa capacitação no mundo todo.

No segundo dia do encontro, está prevista a participação do ministro da educação, Aloizio Mercadante, que abordará as ações da pasta para o ensino de empreendedorismo nas escolas brasileiras. “A sociedade contemporânea exige pessoas empreendedoras, autônomas, com competências múltiplas, que saibam trabalhar em equipe, tenham capacidade de aprender com situações novas e complexas, que enfrentam novos desafios e promovem transformações", comenta o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, conforme informações da Agência Sebrae de Notícias.

Já no dia terceiro dia do encontro, as discussões serão encima da educação empreendedora no ensino formal e sua importância para os futuros profissionais não somente no mundo do trabalho, como autônomos que precisam gerir seu próprio negócio, mas também como alavanca de uma carreira profissional. Outras informações sobre o encontro podem ser conseguidas por meio do site do Sebrae.

COMENTÁRIOS dos leitores