Brasil e França firmam acordos educacionais

Uma das parcerias enviará 500 estudantes brasileiros para o país europeu

por Nathan Santos qui, 12/12/2013 - 19:49
Diego Rocha/MEC Presidente da França, François Hollande, ao lado do ministro da educação brasileiro, Aloizio Mercadante Diego Rocha/MEC

Nesta quinta-feira (12), em Brasília, o presidente da França, François Hollande firmou com o ministro da educação brasileiro, Aloizio Mercadante, vários acordos na área de educação entre as duas nações. Uma das parcerias envolve enviar 500 estudantes brasileiros para o país europeu, no contexto do programa Ciência sem Fronteiras (CsF).

A visita do presidente francês ao Brasil também rendeu a criação do curso online Français sans Frontières. A iniciativa é direcionada para bolsistas que almejam ir para a França.

A presidente Dilma Rousseff, na ocasião da visita ao Palácio do Planalto, destacou que a França é, atualmente, o terceiro principal destino dos bolsistas brasileiros do CsF. De acordo com informações do Ministério da Educação (MEC), o país já recebeu 4,8 mil bolsistas “canarinhos”, dos quais, mais de 2,2 mil ainda estão em terras europeias.

Além dessas ações, o governo local assinou um memorando de entendimento para estabelecer um programa de intercâmbio para cientistas e professores experientes. “Temos muita tradição nessa relação, que hoje estamos ampliando”, disse Mercadante, conforme informações do MEC.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores