Conheça 8 jogos que ajudam no aprendizado dos estudantes

Games incentivam os jogadores a desenvolver habilidades multifuncionais, além de aprimorar reflexos e capacidade de concentração

por Rebeca Ângelis qua, 27/07/2016 - 17:45
Pixabay Jogadores desenvolvem habilidades multifuncionais Pixabay

Embora ainda exista quem discorde que jogar vídeo game no computador ou no celular faça bem a saúde, inúmeras pesquisas já comprovaram que o uso moderado ajuda o cérebro a desenvolver habilidades multifuncionas, além de aprimorar reflexos e capacidade de concentração. Pensando nisso, o Portal LeiaJá traz nesta quinta-feira (27) uma lista de oito jogos em que estudantes podem se preparar para os vestibulares de forma divertida. Confira:

Geopolítica

O SimCity, lançado em 1989, ganhou novas versões com passar do tempo e é voltado para desafios, em que o jogador cria e controla a infraestrutura de uma cidade. O game é voltado para os estudos de Geopolítica, pois faz com que os jogadores tenham o cargo de prefeito, devendo investir de forma equilibrada em diferentes setores da economia, sustentabilidade, urbanismo e transporte público. Do contrário, a cidade se torna um caos. O aplicativo é disponível nas plataformas Android, iOS e OSX (Mac).

Filosofia Política

Desenvolvido pela Positech Games em 2005, o Democracy é um game que faz com que o jogador incorpore o papel de presidente ou primeiro ministro para administrar a cidade de forma democrática, com o intuito de viabilizar políticas públicas voltadas para o bem da sociedade. O jogo dá até opções de usar manobras questionáveis para ‘manchar’ a imagem dos candidatos concorrentes. Voltado para estudos da filosofia política, o jogo é disponível nas plataformas Windows, Mac e Linux.

Biologia

Com versão completa lançada em 2008, o Spore é um jogo que controla a evolução da espécie em cinco estágios, fazendo com que o gamer crie habilidades para manter-se no planeta. O jogo abrange a área de biologia e está disponível nas plataformas Windows XP, Vista, Android e IOS.

Filosofia, religião e física quântica

Vencedor de 85 prêmios, o Bioshock Infinite é um jogo que se passa na Colômbia, em uma cidade prestes a eclodir uma guerra civil, com governo ultranacionalista, voltado para brancos norte-americanos e um grupo de rebeldes, que luta para tomar o controle do poder e restabelecer direitos para cidadãos de todas as raças e religiões. O jogo que abrange áreas de filosofia, religião e física quântica e está disponível nas plataformas Microsoft Windows, PlayStation 3, Xbox 360, OS X e Linux.

História

Battlefield é um jogo que recria batalhas que ocorreram no passado, fazendo com que os jogadores naveguem na história, disciplina fundamental nos estudos. O aplicativo é disponível para Android, XP e iOS.

Com mais de 75 milhões de cópias vendidas no mundo, o jogo Assassin’s Creed mistura a história real com o mundo imaginário do cenário. Nele, é possível que os gamers se divertirem observando grandes obras de arquitetura que o jogo propõe. É disponível nas plataformas iOS, Andoid e Playstation.

Voltado para a inspiração na mitologia grega, o game God of War faz com que o jogador seja um semideus e comande uma exército em Esparta, com enfrentamento de diversas situações morais. O programa é disponível em Andoid e Playstation.

Física

Um dos games mais populares, antes da chegada do Pokemon Go, o Angry Birds faz abordagens sobre energias mecânica, potencial gravitacional, cinética e elástica; aceleração, velocidade, força, atrito e afins. Propõe aos jogadores pensar mais sobre a física de maneira mais divertida. É disponível nas plataformas Android e iOS.

Além dos games, outra maneira interativa de aprender sem exaustão são as novas plataformas de educação que oferecem ensino a distância com videoaulas, planos de estudo e monitorias transmitidas em tempo real. 

COMENTÁRIOS dos leitores