Professores da UFRPE iniciam greve nesta terça-feira (8)

Paralisação por tempo indeterminado é um posicionamento contra a PEC 55, que tramita no Senado

por Eduarda Esteves ter, 08/11/2016 - 10:22
Cleiton Lima/LeiaJáImagens/Arquivo As aulas na UFRPE já estavam suspensas desde o dia 31 de outubro por conta de uma greve estudantil Cleiton Lima/LeiaJáImagens/Arquivo

Os professores da Universidade Federal Rural de Perbambuco (UFRPE) entram em greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (8). A paralisação foi votada em uma assembleia geral realizada no último dia 3 pela Associação dos Docentes (Aduferpe) da instituição. As aulas na UFRPE já estavam suspensas desde o dia 31 de outubro por conta de uma greve estudantil.

Estudantes, professores e técnico-administrativos são contra a proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/2016 (atual PEC 55), que congela por 20 anos os gastos públicos da União em áreas como saúde e educação. Eles também protestam por causa do  Projeto de Lei Complementar 257 (PLP 257/16), que estabelece o Plano de Auxílio aos Estados e ao Distrito Federal e medidas de estímulo ao reequilíbrio fiscal.

No Brasil já são 60 universidades federais e estaduais ocupadas em todas as Regiões, além de mais de 1100 escolas e institutos federais. No Recife, desde o último dia 28 de outubro, os professores da Universidade de Pernambuco (UPE) decidiram entrar em greve. Na última quinta-feira (3), em uma assembleia realizada no Clube Universitário do Campus Recife, os professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foram favoráveis ao indicativo de greve. 

No próximo dia 10 de novembro, os docentes da UFPE decidem sobre a paralisação por tempo indeterminado das atividades e podem decretar greve. Na institução, já são mais de cinco centros de ensino ocupados pelos estudantes no Campus Recife. Na lista estão o Centro de Educação (CE), o Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), o Centro de Artes e Comunicação (CAC), o Centro de Biociência (CB) e o Núcleo Integrado de Atividades de Ensino (NIATE), que atende o (CFCH) e o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). 

LeiaJá também

--> Professores da UFRPE decretam greve

--> Professores da UFPE aprovam indicativo de greve 

-->  Professores da UPE anunciam greve
 

--> Estudantes iniciam 1ª ocupação no Campus Recife da UFPE 

--> Um dia em uma universidade ocupada

COMENTÁRIOS dos leitores