Profissão de contador de histórias pode ser regulamentada

Proposta tramita em caráter de conclusão na Câmara dos Deputados

por Nathan Santos ter, 01/08/2017 - 14:46
Pixabay . Pixabay

Um projeto de lei tem o objetivo de regulamentar a profissão de contador de histórias. A proposta, de autoria da deputada Erika Kokay (PT-DF), foi aprovada na Câmara dos Deputados pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.

Segundo informações da Agência Câmara de Notícias, a proposta também recebeu parecer favorável da relatora, a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG). “A tradição oral é uma das formas reconhecidas de se preservar e valorizar os nossos costumes”, destacou a relatora, conforme informações da Agência. 

O projeto diz que são considerados contadores de histórias “os profissionais que atuam em comunidades onde a oralidade exerce papel fundamental na preservação e transmissão do saber e das manifestações da cultura popular”. De acordo com a proposta, os trabalhadores deverão promover a valorização do patrimônio cultural e imaterial brasileiro, além de democratizar o acesso aos bens culturais imateriais, entre outras atividades.

A proposta já tramita em caráter de conclusão. Ela ainda receberá análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, cuja data ainda não está definida.

LeiaJá também

--> Contação de história para bebês encanta e forma leitores 

 

COMENTÁRIOS dos leitores