Coloridos, resumos feitos à mão encantam redes sociais

Método de estudo tem conquistado cada vez mais estudantes que enfrentarão o Enem

por Juan Gouveia qui, 31/05/2018 - 10:32
Reprodução/Instagram/@FelipeResponde O uso de cores e figuras podem ajudar no processo de memorização Reprodução/Instagram/@FelipeResponde

Com as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) batendo a porta dos estudantes, a rotina exaustiva de estudos em busca de bons resultados pode acarretar cansaço e desinteresse. Para driblar essa realidade, cores, figuras e muita criatividade têm contribuído para atrair os olhares de quem precisa se dedicar aos conteúdos.

Os resumos são uma metodologia eficaz para fixação e revisão de conteúdos. Para os profissionais da educação, os alunos devem investir na produção desse conteúdo para melhorar a capacidade de síntese e compreensão.

Na era digital, essa técnica viralizou e assumiu uma nova configuração com a utilização de muitas cores, canetas especiais e uma clareza estética que têm conquistado milhares de likes. No Instagram, hashtag ‘#studygram’ é um meio de compartilhamento dessas produções. Entre os produtores de conteúdo, professores, alunos e até artistas, que utilizam do método para conquistar novos seguidores.

Auxiliados pela técnica de estudos chamada 'memória visual', os estudantes  encontram uma nova forma de memorizar os conteúdos com a realização dos resumos à mão. “Isso ajuda demais. Comecei a olhar os conteúdos produzidos por perfis no Instagram e reproduzi em casa mesmo. Além de ser visualmente bonito, o resumo proporciona a mim um meio mais fácil para absorver e revisar os conteúdos", explica Victor Santana, 18, estudante do ensino médio.

A vestibulanda de medicina Débora Freire, 34, se atenta na hora de produzir os resumos. “Para quem tem memória visual é muito importante utilizar um conjunto de cores para cada assunto específico, identificando os pontos mais importantes. Normalmente faço assim meus resumos, que me ajudam na hora identificar a relevância do conteúdo”, explica.

Além do apelo visual, é primordial estruturar o conteúdo de acordo com pontos específicos para cada assunto. O professor de linguagens e redação Diogo Xavier utiliza o método de mapa mental em sala de aula. “Em boa parte das anotações em quadro são estruturadas as informações para facilitar a visualização do aluno. Esse método ajuda, também, na hora do aluno formular seu próprio resumo escrito”, pontua.

Segundo o professor, é importante o próprio aluno realizar o resumo à mão. Baseado nos conteúdos didáticos, o estudante deve organizar ideias de forma compreensiva para que na hora da revisão tenha à disposição um conteúdo de fácil compreensão. De acordo com pesquisas, o exercício da escrita é um excelente potencializador na fixação de conteúdos.

Com tanta repercussão, professores também criam resumos especiais e compartilham nas redes sociais para auxiliar estudantes. Isaac Soares, da área de física, é um exemplo dos profissionais da educação que adotaram o método. Há 7 anos lecionando, o professor contou em entrevista ao LeiaJá quais são segredos para a produção de um resumo correto, além de acompanhar o processo de produção do resumo para o Vai cair no Enem. Confira o vídeo:

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores