Saiba como pedir emprego da forma correta

Para especialistas, expor a necessidade de trabalhar nas redes sociais, por exemplo, pode prejudicar o candidato

por Juan Gouveia qui, 06/09/2018 - 11:44
Pixabay É preciso filtrar as oportunidades do mercado Pixabay

Os números impressionam. Mais de 13 milhões de brasileiros procuram emprego, mas não encontram. Os dados do desemprego no país ligam o sinal de alerta referente à falta de oportunidades no mercado de trabalho. O resultado é de uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e abrange o primeiro trimestre de 2018. Desse número, 4,1% já desistiram de procurar vagas.

Com um grande número de pessoas em busca de oportunidades, esse processo deve ter uma atenção redobrada. Mas, com esse cenário, uma pergunta de praxe surge: como buscar emprego? Existe uma maneira correta? O LeiaJá conversou com especialistas em Recursos Humanos (RH) que alertam: os candidatos devem ter atenção nessa fase de busca, pois ela é decisiva em prol da conquista de vagas.

“É primordial traçar um planejamento para que haja sucesso nesta trajetória. Mesmo com esse cenário de desemprego, os candidatos não devem assumir uma postura de desespero. Essa conduta é a primeira a ser evitada. Após ela, deve-se seguir todos os pontos traçados nesse planejamento inicial”, orienta Luciana Brito, psicóloga e profissional de RH.

Todo o processo de procura deve obedecer algumas etapas. A primeira dela é definir o objetivo de vaga. Responder às seguintes perguntas: Qual área eu gostaria de trabalhar? Qual empresa é a ideal?; a partir das respostas, o candidato deverá começar a identificar as potenciais oportunidades. “Com o objetivo a conquista é facilitada. É comum a ideia de ‘aceitar qualquer coisa’, muito por desespero, mas é necessário ter conhecimento de todo o processo da função de interesse para que não haja nenhum arrependimento e isso venha a trazer prejuízos ao candidato”, explica Luciana Brito.

Na etapa de busca, o candidato deverá está atento aos diversos meios de anúncio de vagas. O envio de um currículo bem elaborado é visto como uma “porta de entrada”, para isso ter atenção a esse documento é primordial. “O emprego não irá cair no seu colo. Para conquistar, é esperada uma dedicação de um tempo exclusivo no seu dia para esse processo. Seja por meio de sites de vagas, panfletos ou anúncios. Foque no envio, mas não esqueça de realizar o filtro de oportunidades”, detalha Luciana Brito.

Por onde mandar?

Com a internet, a busca por vagas foi facilitada. Hoje, as empresas oferecem em seus sites oficiais espaços de cadastro de currículo e oferta de vagas. Além do novo método, existem outros meios que devem ter a atenção dos candidatos. “Durante a busca, deve-se mapear as principais consultorias em RH para sua área. Ficar atento às oportunidades oferecidas por agências de empregos. Além de fazer o clássico, entregar currículos nas sedes das empresas que você identificou como potencial”, pontua Luciana Guedes Pinto, sócia da Trajeto RH.

Ainda pode ser considerado o cadastro de currículo e busca em sites especializados em oferta de vagas, entre eles estão: Vagas.com, Elancers, Catho, Empregos.com e Manager. Alguns deles cobram uma taxa mensal para permanecer com o seu perfil cadastrado no banco de dados do site.

E as redes sociais?

Surgindo como um ambiente de relacionamento e troca de experiências, as redes sociais podem ser aliadas nesse processo, mas, é necessário ter cuidado para não retomar a conduta de desespero. “O candidato quando as usa de forma correta pode criar uma rede de contribuição sem perceber. Esse contato deverá ser feito com cautela. Não expor na timeline é o primeiro passo. Quando tem conhecimento de alguém que pode ajudá-lo, use a conversa privada”, orienta Luciana Guedes Pinto.

A especialista em RH ainda acrescenta que fazer parte do LinkedIn poderá contribuir muito para a formação de rede de contatos e análise do surgimento de vagas. “Por se tratar de uma rede social destinada ao lado profissional, esse espaço se torna propício nessa criação de contatos. Nela, assim como nas outras, deve-se ter cuidado na abordagem. Mais profissionais devem marcar presença”, pontua.

O boca a boca funciona?

O método tradicional é ainda muito efetivo. Assim como nas redes sociais, a forma de abordagem deve ser pensada. O networking, processo de relacionamento com pessoas que podem ser potenciais auxiliadores no processo de busca de uma oportunidade, poderá ser decisivo, quando, por muitas vezes, a vaga é por indicação. “Manter uma boa rede de relacionamentos é primordial. Quando você está em busca deve-se entrar em contato com eles de forma sucinta e bem clara, sempre apresentando a proposta de que está disponível para contribuir a alguma empresa e solicitando o acionamento assim que tomar conhecimento de uma vaga”, diz Luciana Guedes Pinto.

Não se acomode!

Durante a busca, o candidato não deve acomodar-se. É necessário, portanto, uma busca constante na renovação de competências do currículo, buscando assim uma renovação em cursos, palestras e oportunidades de aprimoramento. Para isso, as especialistas orientam que existem meio pagos e até gratuitos para a conquista desse ponto, seja ele online ou presencial. A segredo é: encarar a ausência no mercado como uma oportunidade para buscar qualificação, para quando retornar ser um profissional mais competitivo e que ofereça a empresa oportunidades de crescimento.

Além da qualificação, é necessário adquirir outros conhecimentos, sendo eles referentes a adequação de currículo, atualização de dados e atenção na hora das etapas seguintes a busca, como a entrevista. Para as especialistas, o currículo abre o espaço do candidato na empresa, mas a partir dessa abertura, caberá a ele a conquista da vaga e fazer valer a pena todo o processo e dedicação durante a busca.

LeiaJá também

--> Saiba como se dar bem nas entrevistas de emprego

--> Saiba dar respostas inteligentes nas entrevistas seletivas

--> Currículo: 4 mudanças que estão chegando às seleções

--> Saiba como evitar os cinco erros mais comuns de um currículo

COMENTÁRIOS dos leitores