Enem: professores respondem dúvidas mais comuns de redação

Com menos de 24 horas para uma das provas mais importantes do Enem, selecionamos questões comuns entre os feras para análise de professores

por Lorena Barros sab, 03/11/2018 - 12:57
Júlio Gomes/LeiaJáImagens A redação do Enem é uma das partes mais importantes da prova Júlio Gomes/LeiaJáImagens

A redação é uma das provas com maior peso na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), logo, uma das que mais levanta questionamentos dos participantes da prova. Após um longo ano de preparação e contato direto com os alunos via YouTube e Instagram, o Vai Cair no Enem selecionou as perguntas mais frequentes feitas pelos internautas sobre a redação e levou até professores. Confiram! 

Posso pular linhas? 

Os professores de redação consideram as 30 linhas oferecidas pelo Enem como insuficientes para detalhar as ideias de um texto dissertativo-argumentativo. Levando isso em consideração, eles são taxativos: pular linhas não é indicado e pode ter efeito negativo para a nota do estudante. “Não há um critério específico para a apresentação textual, mas não é recomendado porque essas linhas [puladas] são descontadas ao longo do texto”, conta a professora Shenia Bezerra.

O que eu faço quando errar uma palavra?

Mesmo com o rascunho em mãos, é comum que o estudante erre alguma palavra na hora de passar o texto a limpo. Se isso ocorrer, ele não deve se desesperar. A forma correta para consertar um erro é passar um traço simples na palavra “Existia antigamente a ideia de que precisava colocar a palavra entre parênteses, mas o correto é chamar o mínimo de atenção para a rasura”, instrui a professora do Grupo Máximo Amanda Alves.

Posso usar letra de forma?

Apresentar uma letra legível é um ponto importante na parte dissertativa do exame, afinal, o corretor precisa entender aquilo que está sendo escrito. Os que não conseguem fazer letra cursiva de qualidade podem fazer o texto com letra de forma, mas devem ficar atentos a um ponto específico. “É recomendado que ele diferencie a letra maiúscula da minúscula. Pode escurecer um pouco ou colocar ela um pouco maior do que as outras. O mais importante é que ela fique legível”, aponta a docente Shenia Bezerra. 

Posso separar uma palavra de uma linha para outra? 

Divisão silábica é assunto que pode confundir alguns estudantes. Com medo de perder pontuação dividindo uma palavra de forma errada, muitos consideram deixar o espaço que falta para terminar a linha em branco e escrever a palavra completa na próxima linha. Não se enganem: isso também pode fazer você perder pontos. “Se o aluno não separar a palavra e deixar o espaço em branco ele perde ponto na competência um, que é o de estética e margem na folha”, atenta a professora Amanda Alves. 

A palavra não pode passar da linha que delimita a margem do texto ou será desconsiderada. O ideal é que o aluno faça a separação silábica com um traço simples, continuando a palavra na outra linha. “Você deve separar e, se não couber ao lado da palavra, pode colocar o traço embaixo, porque é como se o hífen estivesse ali, mas embaixo da sua linha”, explica o professor Felipe Rodrigues, do NCN Vestibulares. 

Preciso de título na minha redação? 

Para o Enem, o título da redação não é obrigatório, mas é permitido. Alguns docentes analisam que o espaço dedicado a ele (centralizado no início do texto) é uma linha valiosa para o processo argumentativo, logo, não precisaria ser “gasta” dessa forma. Outros aconselham que o título esteja incluso na produção textual como um diferencial para o aluno “Além de fazer parte da estrutura padrão de um texto argumentativo-dissertativo, o título é uma forma de chamariz. De dizer ao leitor que, quanto estudante, você teve a criatividade de criar uma frase com ligação direta ao tema”, analisa o professor Diogo Didier. 

Os que optarem por arriscar uma linha em prol de um título devem ficar atentos “Se você optar pelo título, ele tem que ter relação com o que você vai desenvolver ao longo do texto”, aconselha a professora Fernanda Pessoa.

LeiaJá Também

--> Redação do Enem: como fazer uma boa introdução?

--> Como aproveitar as linhas na redação do Enem?

--> Saiba quais termos não usar na hora da redação

COMENTÁRIOS dos leitores