Dez lugares para viajar sem deixar de estudar nas férias

Alguns destinos são marcantes para a história do Brasil e do mundo. O aluno que estiver atento pode fazer de suas férias uma grande sala de aula

por Fábio Filho qui, 06/12/2018 - 10:24

Estudantes de todo Brasil aproveitam o período de férias para repor as energias e se preparar para mais um ano letivo. Os feras que desejam um bom resultado na próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), também podem utilizar as viagens de férias para adquirir conhecimento. Alguns destinos são marcantes para a história do Brasil e do mundo. O aluno que estiver atento pode fazer de suas férias uma grande sala de aula.

Em entrevista ao LeiaJa.com, os professores Luiz Neto (História) e Charliton Soares (Geografia) destacaram 10 lugares com histórias e suas características marcantes que podem ser abordados pelo Enem. Confira a lista:

Fernando de Noronha (PE)

 Foto: Pixabay / Creative Commons

O arquipélago de Fernando de Noronha é uma ilha vulcânica que tem origem tectônica a partir da separação da Pangeia. Com a separação do continente africano e do sul-americano, abriu-se uma fenda e a lava liberada pelos vulcões foi solidificada em contato com a água, dando origem a ilha.

Além disso, Fernando de Noronha é um ponto de turismo muito forte no Nordeste e tem uma representação geológica considerável.

Garanhuns (PE)

 Foto: Creative Commons

No momento de verão, Garanhuns é um bom escape para fugir do calor. É uma área de bastante relevo, posicionada no dobramento antigo do planalto da Borborema e tem temperatura baixa em relação à média anual da capital pernambucana, Recife.

A arquitetura destaca-se por casas com uma estrutura de telhados íngremes, no formato de pinheiros. Essa implementação de cultura foi trazida pela colonização, quando os colonizadores desenvolveram as casas no centro da cidade com telhados de pontas íngremes como se estivessem esperando neve, típico de lugares com uma estrutura de região temperada.

Praia de Tambaba (PB)

 

Foto: Creative Commons

Com uma característica peculiar referente ao banho de pessoas de forma naturalista, a praia de Tambaba tem uma estrutura geomorfológica que traz uma paisagem muito diversificada com salésios, que são os paredões rochosos. Também é possível notar os terraços marinhos agrupados na praia.

O local é um ponto turístico muito forte no estado da Paraíba, tanto pela beleza natural, quanto pela parte social.

Foz do Iguaçu (PR)

 Foto: Creative Commons

Um dos pontos turísticos mais visitados do Brasil, as cataratas do Iguaçu, localizadas no município de Foz do Iguaçu, fazem parte do rio Paraná, que se destaca pela importância do nível elevado de produção de energia para todo o país. Além de toda história da usina, a paisagem natural é singular e embeleza qualquer selfie.

Museu de arte moderna (SP)

Foto: Domínio Público

O Museu de Arte Moderna guarda o nascimento da primeira arte genuinamente brasileira, o modernismo. Visitá-lo é um retorno à formação cultural e nacional do Brasil. Os quadros e obras da semana de arte moderna retratam o nascer da identidade cultural brasileira.

Conhecer o acervo pode ajudar o estudante com um excelente repertório cultural para a prova de redação do Enem. Além de ser uma grande base para a prova de linguagem e suas tecnologias, que aborda um quantitativo considerável de questões relacionadas ao modernismo, também pode servir para vários vestibulares.

Museu do Louvre (França)

 Foto: Creative Commons

O Museu do Louvre, localizado em Paris, na França, tem o maior e mais importante acervo da história da humanidade.  Guarda quadros e esculturas de diversos momentos da história, entre eles, o período renascentista e romântico.

O Louvre detém as esculturas e quadros mais famosos do mundo, com destaque para a Monalisa, o quadro mais importante da história do renascentismo.

Catedral de Santa Sofia (Turquia)

 Foto: Creative Commons

A Catedral de Santa Sofia, localizada em Istambul, na Turquia, é uma das mais importantes construções turcas. É um marco na representação arquitetônica e histórica e possui grande parte do patrimônio de formação sociocultural do país. Durante muito tempo, deteve o controle de diversas culturas, monopolizadas pelo império turco otomano.

Estátua da Liberdade (Estados Unidos)

 Foto: Creative Commons

A Estátua da Liberdade, localizada no estado de Nova York, nos Estados Unidos, foi um presente dado pela França representando a liberdade das trezes colônias.

O monumento é símbolo da liberdade americana, foi nos Estados Unidos onde o liberalismo iluminista foi colocado em prática pela primeira vez na história da civilização.  

Jerusalém (Israel)

 Foto: Creative Commons

A capital israelense Jerusalém é uma das cidades mais antigas da história. Cobiçada pelas três religiões monoteístas mais importantes do mundo, catolicismo, judaísmo e islamismo, a região vem sendo palco de guerras e conflitos religiosos durante séculos.

Local das cruzadas na era medieval, Jerusalém é vista como terra santa para diversas religiões. O conflito entre o mundo árabe com Israel já dura mais de um século.

Parlamento Inglês (Inglaterra)

 Foto: Creative Commons

O parlamento inglês foi uma das primeiras manifestações arquitetônicas da historia do romantismo. Conhecer a estrutura política inglesa é conhecer todo o sistema político europeu. O parlamentarismo inglês serviu de base para a implementação do sistema parlamentarista em toda a Europa.

 

COMENTÁRIOS dos leitores