Estudantes fazem 'balbúrdia' no Recife

Dezenas de estudantes das universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco apresentaram trabalhos em diversos pontos da cidade

sab, 11/05/2019 - 11:16
Júlio Gomes/LeiaJá Imagens Estudantes protestam contra corte na educação Júlio Gomes/LeiaJá Imagens

Dezenas de estudantes e pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) se concentraram neste sábado (11) em diversos pontos do Recife para protestar contra o corte de verbas nas universidades federais. Na ação, os alunos apresentaram trabalhos em pontos da cidade com o intuito de conscientizar a população sobre a produção científica acadêmica.

Segundo o estudante de odontologia Italo Ferreira, a perda para a população será imensurável. "Queremos conscientizar a população sobre as pesquisas que beneficiam a sociedade numa maneira geral, seja humana, animal, social", explicou.

Italo também salientou a perda que diversas crianças recifenses podem ter caso o corte de verbas afetar o departamento de odontologia. "Fazemos um tratamento com cerca de 500 crianças por semestre que têm língua presa, inclusive também fazemos a cirurgia. Se o departamento parar, não vamos ter como continuar os tratamentos", disse o discente.

O estudante de graduação em medicina veterinária Rodrigo Pontes e a pós-doutoranda Francini Klaumann atuam no Laboratório de Diagnóstico Animal da UFRPE, diagnosticando doenças de animais de grande porte pertencentes a pequenos proprietários. "Caso o departamento pare, não vamos ter como ajudar esses produtores, que muitas vezes têm os animais como única fonte de sustento", explica.

COMENTÁRIOS dos leitores