Só ou em grupo? Veja a melhor forma de estudar para o Enem

Estudantes e professores revelam as melhores estratégias de preparação para a prova

por Nathan Santos ter, 04/06/2019 - 16:16

Na dura preparação para o Enem, os feras precisam adotar boas estratégias de estudos. Foto: Nathan Santos/LeiaJáImagens

Textos coloridos, resumos detalhados, leituras, resolução de questões e uma série de cálculos. Poderíamos passar horas listando as atividades dos estudantes sob pressão por bons resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que contará com provas nos dias 3 e 10 de novembro. Intensa, essa rotina obriga que os candidatos adotem diferentes estratégias de estudos que possam render um bom aprendizado.

Entre tantas possibilidades de absorção dos conteúdos cobrados no Enem, estudar sozinho, sem a companhia de outros estudantes, pode ser uma das estratégias. Mas há quem prefira, por exemplo, acompanhar os conteúdos em grupo, sempre contando com a ajuda de colegas para tirar dúvidas.

Sandra Mendes, de 37 anos, pretende ingressar no curso de medicina e, durante sua preparação para o Exame, a candidata estuda individualmente. “Sempre gostei de estudar sozinha por vários motivos. A priori, no meu caso me concentro mais, sempre achei que estudar em grupo você meio que perde o foco. Eu começo a estudar sozinha e fundamento o conteúdo. Caso persista alguma dúvida, claro que levo para um ou dois amigos para me ajudar. Nesse caso, sou de acordo com o estudo em grupo apenas para quem já estudou o conteúdo e quer sanar uma eventual dúvida que tenha ficado”, opina Sandra.

Sandra Mendes prefere estudar sozinha. Foto: Cortesia

De acordo com o professor de matemática Ricardo Rocha, a estratégia de estudo varia conforme as características de cada fera. “Tem aluno que desenvolve bem em grupo e tem estudante que só consegue aprender estudando sozinho”, diz Rocha. O docente alerta que, ao optar por estudar em grupo, o candidato precisa estabelecer um foco.

“Estudar em grupo é legal quando tem um foco em comum. Por exemplo, uns alunos são melhores em Humanas, outros em Exatas, e assim eles podem compartilhar seus conhecimentos. É ruim quando o grupo não está focado, e assim perde o objetivo que é desenvolver o conhecimento do fera”, aconselha o professor de matemática.

De forma taxativa, o professor de biologia André Luiz Vitorino prefere que o estudante estude sozinho. “Eu prefiro só, porque o aluno se concentra mais sozinho do que com alguém. Tem que estudar em um local claro, confortável, sem telefone e sem gente saindo e entrando. Agora, a revisão pode ser feita de maneira coletiva”, explica o educador.

O LeiaJá também conversou com os estudantes Nathália Cunha, João Miguel Lauria e Pedro Perdigão. Eles opinaram sobre as melhores estratégias de estudos para o Enem 2019. Ainda entrevistamos o coordenador pedagógico do Colégio Madre de Deus, situado no Recife, Jaires Firmino.

 Nathália Cunha busca aprovação no curso de medicina veterinária. Foto: Nathan Santos/LeiaJáImagens

Esperançoso por uma boa prova do Enem, Pedro Perdigão busca ingresso no curso de medicina. Foto: Nathan Santos/LeiaJáImagens

João Miguel Lauria pretende cursar medicina. Foto: Nathan Santos/LeiaJáImagens

Com mais de 5 milhões de inscritos confirmados, o Exame Nacional do Ensino Médio é o principal canal de acesso para universidades. O Enem também possibilidade a participação de estudantes no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), bem como sua nota passou a ser utilizada por alguns concursos públicos. Para ficar por dentro das principais notícias sobre a prova, acesse o Instagram do Vai Cair No Enem. Veja, no vídeo a seguir, as entrevistas com os estudantes e o coordenador pedagógico:

COMENTÁRIOS dos leitores