MEC define data para divulgar locais de prova do Enem

Candidatos podem realizar a consulta pela Página do Participante no dia 16 de outubro

por Bruna Oliveira qui, 03/10/2019 - 12:43
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

A partir do dia 16 de outubro os participantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão consultar os locais de prova do processo seletivo, já que na data será feita a liberação de acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição.

Os candidatos podem realizar a consulta pela Página do Participante, internet ou por meio do aplicativo do Enem, que encontra- se disponível para download na plataformas Apple Store e Google Play. O Enem será realizado nos dias 3 e 10 de novembro.

Além dos locais de prova e endereço em que serão realizadas, através do Cartão de Confirmação de Inscrição, os participantes podem conferir o número de sua inscrição, número da sala, datas, horários do exame, opção de língua estrangeira que foi selecionada pelo candidato no ato da inscrição e o tipo de atendimento específico e/ou especializado com recursos de acessibilidade, caso tenham sido solicitados e aprovados.

Com um mês para processo seletivo, que possui 5,1 milhão de inscritos em 1.727 municípios brasileiros, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, conta que não há riscos para realização do exame. Mais de 54 mil malotes de prova serão distribuídos para 11.227 coordenações. “O cronograma de aplicação do Enem está sendo cumprido conforme o planejado. Todas as provas já foram impressas e estão prontas para distribuição aos estados”, afirmou.

Segundo o Inep, mesmo que não seja obrigatório, é recomendável que os participantes levem o Cartão nos dois dias de aplicação do exame, além de conferir o local de prova com antecedência. “Antes do exame, aconselhamos os participantes a fazerem o trajeto para verificar a distância, o tempo gasto e a melhor forma de chegar ao local de prova, evitando atrasos no dia da aplicação”, explica Lopes.

 O Inep também fez recomendações sobre os cuidados quanto a segurança durante o exame e horário em que será realizado:

Segurança

De acordo com o órgão, os participantes devem ficar atentos especialmente com relação ao uso de celulares durante a prova, já que serão eliminados aqueles cujo aparelho emita qualquer tipo de som, mesmo que ele esteja dentro da embalagem fornecido pelo fiscal de de prova. Na realização do Enem, é necessário que os aparelhos estejam desligados, com qualquer tipo de alarme desativado. 

Horário

Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h, pelo horário de Brasília e serão fechados às 13h, portanto, o Inep recomenda que os candidatos cheguem ao local do exame com antecedência. Para realizar a prova é obrigatório que os participantes utilizem caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente.

LeiaJá também:

--> Um mês para o Enem: veja quais assuntos merecem prioridade

--> Cinco passos rápidos para uma redação nota mil no Enem

COMENTÁRIOS dos leitores