Veja temas de atualidades que podem cair no 2º dia do Enem

Biologia, física e química são matérias que podem envolver assuntos do cotidiano

por Bruna Oliveira qua, 06/11/2019 - 17:05
Pixabay Processo de pilhas pode ser cobrado em eletroquímica, alerta professor Pixabay

Saber o que está acontecendo pelo mundo é imprescindível para o fera que vai fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), visto que temas atuais podem estar presentes nas questões. No segundo dia do processo seletivo, que será realizado no próximo domingo (10), os candidatos terão cinco horas para resolver questões de matemática e suas tecnologias, além de Ciências da Natureza e suas tecnologias. Em conversa com o LeiaJá, os professores Berg Figueiredo, de química, Carlos Júnior, de física, e André Luiz Vitorino, de biologia, citaram assuntos atuais que os candidatos podem se deparar nas respectivas disciplinas. Veja:

Tratamento de água

Para o professor Berg Figueiredo, o atual governo federal vem investindo em tratamento de água e saneamento, portanto é possível que os principais processos de tratamento de água, que envolvem métodos de separação e mistura, estejam presentes no Enem. “Os métodos de separação são divididos em dois processos: processo mecânico aplicado para separar Misturas Heterogêneas e processo físico aplicado para separar Misturas Homogêneas”, explica o educador.

Segundo Figueiredo, nos processos mecânicos podemos usar alguns agentes químicos para facilitar o processo de separação, como o sulfato de alumínio, que é utilizado no processo de decantação e floculação.

Prêmio Nobel de Química

Este ano o Prêmio de Nobel de química foi conquistado por três cientistas que desenvolveram baterias de íons de lítio. Para o professor de química, o Exame talvez não aborde exatamente o prêmio, mas pode permear parte da eletroquímica voltada para o processo de pilhas.

“Toda pilha é um processo de oxirredução, na qual uma parte sofre oxidação e uma parte sofre redução. A parte que sofre oxidação é chamada de ânodo e a que sofre redução de cátodo”, comenta Figueiredo. Segundo o educador, o Enem pode pedir também para o aluno calcular a diferença de potencial de uma pilha (ddp).

Utilização de fibra óptica e propagação de dados

Para o professor Carlos Júnior, o estudante pode se deparar com a fibra óptica dentro da prova de física, porque ela revolucionou a telefonia de longa distância, a TV a cabo e a internet, ao transmitir dados usando apenas a luz, além de ser utilizada em imagens médicas e inspeções de engenharia.  “Sua vantagem é poder transmitir dados em alta velocidade com perdas mínimas, mesmo a longas distâncias”, declara o educador.

É importante que o candidato saiba que as linhas das fibras ópticas possuem espessuras próximas a de um fio de cabelo e são construídas com três partes: a primeira consiste em um núcleo de vidro, que é por onde a luz se propaga. Já a segunda é composta por uma interface de outro material óptico que circunda o núcleo e, por último, uma camada protetora que preserva a fibra de danos e umidade. “O fenômeno responsável por permitir o confinamento da luz no interior do núcleo da fibra é a Reflexão Total”, conclui Júnior.

Ecologia

De acordo com o professor André Luiz Vitorino, os feras devem estar informados sobre assuntos que envolvam impactos ambientais, como aquecimento global, queimada, plásticos e a recente chegada dos óleos nas praias do litoral nordestino. “Os impactos caem evidenciando a falta de cuidados que o homem tem com o planeta. Nessa parte , vai falar muito sobre poluição da água, do ar e do solo”, ressalta o docente de biologia.

Programas de saúde

Doenças sexualmente transmissíveis (DST) e outras como gripe, sarampo, dengue, chagas, toxoplasmose, filariose, esquistossomose e leishmaniose são enfermidades relacionadas com o cotidiano, na qual a deficiência da saúde pública gera precariedade nos diagnósticos. “Tratamentos, internamentos, reconhecer os agentes causadores da doença, formas de contágio, sintomas e profilaxias são subitens que normalmente a prova costuma cobrar”, fala.

COMENTÁRIOS dos leitores