Entenda o tema da redação do vestibular da Fuvest

'Papel da ciência' deve ter sido a abordagem principal dos candidatos. Veja como formar o texto

por Nathan Santos dom, 05/01/2020 - 18:52
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Vestibular da Fuvest é um dos mais concorridos do Brasil Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

A segunda fase do Vestibular da Fuvest, da Universidade de São Paulo (USP), um dos processos seletivos mais concorridos do Brasil, teve início neste domingo (5). Os candidatos responderam, nesta tarde, questões de português, bem como desenvolveram a redação.

De acordo com Fabiula Neubern, coordenadora de redação do Curso Poliedro, o vestibular trouxe como temática o ‘papel da ciência no mundo contemporâneo’. Para a docente, o assunto corrobora com as últimas abordagens do vestibular, que geralmente permeiam pautas atuais: em 2019, por exemplo, foi trabalhada a importância do passado para a compreensão do presente.

Em sua análise sobre a prova, Fabiula acredita que o tema cobrado foi amplamente trabalhado nos cursos e escolas dos candidatos à USP. Ela indica que a pauta resultou, entre alguns aspectos, da ascensão de um “certo revisionismo científico”, como os movimentos que questionam se a terra é redonda. De acordo com a coordenadora do Curso Poliedro, os estudantes devem ter detalhado o valor da ciência para a contemporaneidade.

“O tema partiu de um ponto atual solicitando a importância da ciência na contemporaneidade. Diante desse tema, os candidatos podem ter se lembrado de divulgadores científicos bastante famosos no Brasil. O cientista Carlos Nobre é um deles, figura pública que faz uma divulgação científica que viabiliza o conhecimento. Faz um movimento de mover a academia para o centro da discussão comum. Outro cientista bastante conhecimento é o Marcelo Gleiser, que já teve colunas em jornais e livros conhecidos”, comentou a coordenadora de redação do Curso Poliedro.

Durante o texto, segundo a professora, os candidatos podem ter feito contextualizações de problemas atuais que podem ser sanados com a ajuda da ciência. “Estamos diante de uma crise climática e do esgotamento de recursos naturais. A ciência é chave para combater esses problemas.  Desigualdade social a ciência também é capaz de resolver”, reforçou.

Nesta segunda-feira (6), os concorrentes encaram disciplinas específicas, conforme suas áreas. Mais informações sobre o vestibular podem ser obtidas no site da Fuvest.

COMENTÁRIOS dos leitores