Manual da Univasf ensina a fazer máscaras caseiras
Tutorial foi elaborado pelo Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIass) da Universidade Federal do Vale do São Francisco
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) divulgou um manual com o objetivo de ensinar as pessoas a fazer, em casa, suas próprias máscaras para prevenção ao contágio pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), causador da Covid-19. O tutorial foi elaborado pelo Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) da instituição.
Além de ensinar a confeccionar, o manual também traz instruções sobre a utilização e higiene das máscaras feitas em casa. A utilização das máscaras, que formam uma barreira física às gotículas de saliva que contém o vírus, começaram a ser recomendadas pelo Ministério da Saúde na última semana mesmo para pessoas saudáveis.
Anteriormente, a orientação era para que apenas profissionais de saúde, doentes com Covid-19, pessoas com suspeita da doença ou que apresentassem sintomas gripais utilizassem máscaras.
O manual foi elaborado por uma equipe multiprofissional com base em uma nota técnica do Ministério da Saúde. "A adoção do uso de máscaras é uma medida a mais para proteger as pessoas do contato com o novo coronavírus. Mas a máscara não exclui a necessidade de mantermos os cuidados com o distanciamento social, a etiqueta respiratória e a constante higienização das mãos para nos proteger contra a disseminação da doença", frisou a coordenadora do Siass, Maéve Melo.
Vale lembrar, no entanto, que de acordo com a Organização Mundial da Saúde, mesmo com o uso de máscaras, as medidas mais eficazes contra o novo coronavírus continuam sendo manter o distanciamento social, lavar frequentemente as mãos com água e sabão, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos como talheres e copos.
LeiaJá também
--> Universidade libera dinheiro emergencial para estudantes
--> Município usa fábrica de lingerie para produzir máscaras