Capes anuncia nova prorrogação de bolsas em pós-graduações
Objetivo é garantir a continuidade das pesquisas afetadas pela pandemia global
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) alterou, nesta quinta-feira (20), de três para seis meses o prazo máximo para prorrogação excepcional de bolsas de mestrados e doutorados ativas no Brasil. A deliberação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
O objetivo da prorrogação é garantir a continuidade das pesquisas afetadas pela pandemia global, causada pelo novo coronavírus que acomete a população. “Estamos dando mais tempo para que os estudantes concluam suas pesquisas, minimizando os impactos das restrições impostas pela pandemia”, disse Benedito Aguiar, presidente do Capes, segundo informações da assessoria.
Os pedidos de extensão poderão ser realizados a qualquer momento, enquanto a bolsa tiver validade, desde que os beneficiários tenham sido prejudicados pelas limitações impostas pelo atual período pandêmico. As solicitações podem ser realizadas através da Instituição de Ensino Superior (IES), diretamente no Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA).
Segundo o Capes, essa é a segunda medida adotada para ajudar os bolsistas que foram prejudicados de desenvolver de forma adequada suas atividades acadêmicas. “Essa renovação da prorrogação demonstra a nossa preocupação constante e cuidados com nossos bolsistas”, enfatiza o presidente do Capes. Mais de 20 mil alunos dos cursos de pós-graduação foram impactados na primeira resolução publicada em abril.