UFPE divulga diretrizes de retorno presencial
O plano institucional seguirá oito fases antes de chegar à retomada do ensino regular presencial e remoto
Nesta quarta-feira (2), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) divulgou diretrizes de seu plano para retomada das atividades presenciais de seus campi em um documento que sintetiza planejamento e diretrizes elaborados pela administração central da instituição. “O documento, construído coletivamente, traz o conjunto de informações que devem orientar a evolução da retomada segura das atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como o funcionamento dos diferentes níveis de gestão da UFPE”, explica o coordenador do Grupo de Trabalho para Enfrentamento da Covid-19 (GT Covid-19) e vice-reitor, Moacyr Araújo.
O plano elaborado pela universidade é dividido em oito fases enumeradas de zero a 7, que vêm sendo seguidos. Atualmente, a instituição está na fase de número 4 de seu plano e planejando as próximas etapas, que ainda não têm datas definidas.
Fases de retomada:
Fase 0: Ações emergenciais e estabelecimento inicial de parcerias para enfrentamento à Covid-19;
• Fase 1: Retomada das aulas da pós-graduação stricto sensu, Bloco Vida do Hospital das Clínicas e consolidação de novas parcerias estratégicas;
• Fase 2: Retomada das atividades não Covid-19 dos serviços de saúde;
• Fase 3: Retomada gradual de atividades não Covid-19 de laboratórios de pesquisa;
• Fase 4: Retomada das aulas da graduação de forma remota e dos estágios obrigatórios remotos e presenciais;
• Fase 5: Abertura gradual das clínicas-escola e laboratórios de ensino;
• Fase 6: Retomada das atividades administrativas de forma híbrida (remota e presencial); e
• Fase 7: Retomada de atividades regulares de ensino, pesquisa e extensão de forma híbrida (remota e presencial)
Para a fase 6 de retomada das atividades administrativas em modo híbrido, o GT Covid-19 está compilando todos os planos de retomada que foram solicitados aos diferentes setores que compõem a gestão universitária e elaborando um documento que descreverá as sequências de etapas para a implantação do sistema híbrido, que é a última etapa de retomada.
Na fase 7, será possível realizar convenções e outros eventos, desde que utilizem protocolo para triagem do estado de saúde dos participantes, e apresentado previamente à Administração Central e seguindo outras regras sanitárias previamente definidas e consolidadas.
“Embora esta fase represente o marco do retorno gradual das atividades presenciais, a Administração Central promoverá a continuidade de processos de ensino e aprendizagem e de trabalho remotos, e a sua combinação gradual com atividades presenciais, sobretudo as relacionadas a aulas práticas, laboratórios e clínicas-escola”, explica o documento, onde também são apresentadas as diretrizes de distanciamento social e utilização de equipamentos de proteção individual.
*Com informações da UFPE